Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A força-tarefa beneficiou pacientes que aguardavam procedimentos

A força-tarefa beneficiou pacientes que aguardavam procedimentos Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros A força-tarefa beneficiou pacientes que aguardavam procedimentos A força-tarefa beneficiou pacientes que aguardavam procedimentos

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou, no domingo, 26, uma força-tarefa, dentro do Opera Tocantins e atendeu sete pacientes em tratamento contra a hanseníase. Os beneficiados foram devidamente regulados pela Central Estadual de Regulação (CER).

A ação contou com os médicos cirurgiões ortopedistas Ronaldo Rego, Thayane Cabral e Simon Rezende e com  o suporte dos  profissionais do centro cirúrgico. “Por meio da neurólise (cirurgia para descompressão do nervo), o paciente apresenta melhora no quadro álgico e funcional, com a redução da utilização de medicamentos para dor, previne o desenvolvimento das sequelas permanentes”, explicou o médico ortopedista Ronaldo Rego.

O especialista alerta que a hanseníase tem cura e após iniciar o tratamento, o paciente deixa de ser o transmissor da patologia, "por isso é de suma importância o diagnóstico precoce, e o resultado da cirurgia é muito melhor”, enfatizou.

A dona de casa Fátima Luzimar Cavalcante foi uma das pacientes que aguardavam para realizar a cirurgia. “Já é a segunda cirurgia  que faço, estava aguardando e graças a Deus fiz agora. Muito bom esta iniciativa de mutirão, estou feliz de fazer este procedimento e saber que vou ter uma qualidade de vida melhor”, disse.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos.

A doença tem cura, e todo o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A investigação dos contatos domiciliares e sociais das pessoas acometidas pela doença é a principal estratégia para a interrupção da cadeia de transmissão desta doença.