Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PM/TO

Foto: Divulgação PM/TO

A Polícia Militar do Tocantins realizou diversas operações integradas com outras forças de segurança durante o fim de semana dos dias 24, 25 e 26 de março, visando intensificar o policiamento e garantir a segurança da população. As ações foram realizadas em Paraíso e na capital, Palmas, e tiveram a participação de aproximadamente 260 profissionais de segurança pública, nestes dias de operações.

Em Paraíso, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), foi realizada a Operação Presença II. A operação contou com o emprego do policiamento ordinário e a Força Tática do 8º BPM, o Batalhão de Polícia de Choque por meio do Grupo de Operações com Cães, o Batalhão de Polícia Rodoviária e Divisas e a participação de diversos órgãos de segurança pública como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, a Polícia Penal, o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Trânsito e Transportes de Paraíso do Tocantins.

O objetivo da Operação Presença foi promover a atuação conjunta e integrada da PM em toda a área do CPC, com a realização de ações preventivas, ostensivas, repressivas e de inteligência no combate à criminalidade. 

Durante a operação na cidade, foram presas três pessoas, uma delas com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, e outras duas flagradas conduzindo veículo sob a influência de álcool durante os bloqueios.

Palmas

Em Palmas, a PMTO também realizou a Operação Presença II, com o emprego de das equipes dos 1º e 6º BPM, com o reforço de Alunos Oficias do Curso de Habilitação de Oficias – CHOA/CHOM/CHOAS em conjunto com a ATTM, DETRAM e PRF, por meio de barreiras policiais, para prevenir e coibir ações criminosas, como tráfico de drogas, roubo de veículos e outros delitos.

Durante a operação, foram abordados 69 automóveis e 90 motocicletas, resultando em 23 autos de infração, 5 autos de remoção e 4 testes de alcoolemia realizados.

Além disso, a Corporação deflagrou a Operação Tarde Segura I, que contou com o emprego de policiais militares do serviço ordinário em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU), na região de Taquaralto, na área Sul e no Plano Diretor. Foram realizados patrulhamentos, bloqueios e abordagens a pessoas e veículos, visando manter a ordem pública na região, com a realização de atividades preventivas e repressivas, bem como, identificar criminosos e retirar de circulação veículos irregulares.

Foram abordados 58 veículos, resultando em 20 autos de infração, 8 autos de remoção, 71 pessoas abordadas e 1 TCO por Porte de Entorpecentes e 1 por Direção Perigosa.

“As operações tiveram resultados satisfatórios, com destaque para a integração com outras forças de segurança, o que proporcionou maior segurança à sociedade Tocantinense por meio do aumento da ostensividade, resultando também na prisão de infratores da lei”, pontuou o Comandante do CPC, coronel Francinaldo Machado Bó.

Conforme o comandante do CPC, coronel Francinaldo Machado Bó, as operações tiveram resultados satisfatórios, com destaque para a integração com outras forças de segurança, o que proporcionou maior segurança à sociedade Tocantinense por meio do aumento da ostensividade, resultando também na prisão de infratores da lei.