Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

A Polícia Militar do Tocantins, em ação conjunta com a Marinha do Brasil, e apoio das demais forças de segurança, realizou nessa sexta-feira, 10, treinamento de cerco e bloqueio de criminosos em Palmas. A simulação, que contou com militares estaduais e federais, aconteceu na Praia da Graciosa e teve como objetivo integrar e capacitar as forças de segurança para um possível cenário de enfrentamento ao crime organizado.

Trajados com fardamento tático, militares da PMTO, em parceria com Fuzileiros Navais realizaram uma simulação de fuga de narcotraficantes pelas ruas da capital com um exercício de confronto simulado. O treinamento finalizou no Píer 2 da Praia da Graciosa por volta das 11h e pode ser acompanhado pela sociedade civil.

O objetivo da simulação foi o de possibilitar às instituições envolvidas um treinamento realista, onde os militares puderam colocar em prática os ensinamentos teóricos em uma possibilidade de estratégia a ser adotada. Segundo a PM/TO, capacitações dessa magnitude fortalecem as ações de resposta a esse tipo de ocorrência, fazendo com o que os militares da PMTO mantenham-se preparados.

A Polícia Militar divulgou durante toda a semana que se tratava de uma simulação, evitando assim um possível pânico entre a população. O local do treinamento foi devidamente isolado e seguiu os mais rigorosos padrões de segurança.

Para o coronel QOPM, Francinaldo Machado Bó, comandante do Comando de Policiamento da Capital, a simulação aconteceu dentro dos padrões esperados. “Divulgamos ao máximo possível que se tratava de uma simulação, para evitarmos interferências. Além disso, como o treinamento foi muito próximo à realidade, nossa preocupação era a de causar pânico na população e possíveis notícias falsas. Nossos militares passam por rígidos cursos de preparação durante todo o ano e este treinamento foi mais um deles. Gostaria de agradecer à Marinha Brasileira pela parceria, aos militares empenhados na ação e dizer à toda sociedade tocantinense que estamos prontos e preparados para enfrentar os mais diversos tipos de ações criminosas”, afirmou o comandante. (PM/TO)

(Foto: Ademir dos Anjos)

 (Foto: Ademir dos Anjos)

 (Foto: Ademir dos Anjos)