Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a proposta de contribuir para a melhoria dos indicadores e qualidade de ensino, o programa EDP nas Escolas, do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais da Investco e Enerpeixe no Tocantins, entregou nesta dessa terça-feira, 28, 600 kits escolares para alunos das escolas municipais Francisco Martins Noleto, em Miracema, e Escola Municipal Juscelino Kubitschek, em Lajeado. A iniciativa beneficiará, neste ano, 1245 estudantes de seis escolas do Tocantins.

Os kits escolares distribuídos aos estudantes são compostos de itens essenciais da rotina estudantil, como cadernos, lápis, apontador, canetas, lápis de cor, cola, entre outros. Além disso, ao longo do ano, o programa realizará a capacitação de professores, melhorias na infraestrutura física, estímulo às artes, atividades de inclusão digital e ações envolvendo realidade virtual.

Marcineide Ramos Lima, diretora da EMF Francisco Martins Noleto, destaca que o projeto EDP nas Escolas transformou a vida dos alunos do local, por meio de ações sobre educação ambiental no cotidiano da escola. “Essa iniciativa trouxe conscientização tanto sobre o uso da energia, como do lado ambiental e isso tem modificado o nosso trabalho com as crianças”.

Ela ainda pontua que os kits escolares ajudarão os alunos no processo de aprendizado, porque para muitos estudantes carentes, esses materiais são os únicos que eles têm. “Nossas crianças ficam esperando por esse dia. Através do projeto, os professores também estão sendo motivados para trabalhar a parte de tecnologia, que após a pandemia exige muito da gente. O programa veio ajudar nesse processo para que eles pudessem fortalecer esse vínculo também com a tecnologia e isso tem transformado a vida dos alunos”.

EDP nas Escolas

Nesta edição, o EDP nas Escolas terá como tema Energias Renováveis. As ações do programa se iniciaram com as entregas de kits escolares, que tem o objetivo de incentivar os alunos à leitura e à escrita, além da conscientização para o respeito aos valores humanos e o fortalecimento da cidadania.

O programa contempla ainda outras frentes. Voltado para a inclusão digital, o projeto Realidade Virtual nas Escolas busca unir educação a ferramentas digitais para proporcionar a conscientização dos estudantes, aumento na motivação e melhoria no desempenho acadêmico.

Já o prêmio Escola Digital Parceira estimula os alunos e professores por meio da tecnologia ampliar conhecimentos e transformar em arte suas visões sobre temas relacionados ao meio ambiente e natureza. O objetivo é incentivar a criatividade e conscientizar os alunos sobre a importância da preservação para o futuro do planeta. O EDP nas Escolas atua ainda capacitando professores para tratar de temas da atualidade e utilizar novas técnicas de ensino. Os docentes das escolas passam por cursos estruturados seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conforme PG Meirelles, diretor de Relações Institucionais da Investco, o projeto tem o objetivo de levar educação ambiental para as escolas. Ele aposta que o primeiro passo para um mundo sustentável começa com as crianças. “A partir do momento que elas acreditarem que, por meio da educação ambiental, poderão transformar a sociedade, com certeza teremos também um Brasil melhor. Nosso foco é preparar estudantes conscientes para as gerações futuras”.