Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rondinelli Ribeiro

Foto: Rondinelli Ribeiro

“Essa sala representa o respeito que nós, do Judiciário, temos para com a advocacia e com os nossos cidadãos”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, durante a entrega oficial da Sala OAB 4.0 na sede do Poder Judiciário, na manhã desta sexta-feira (31/3), juntamente com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga. O evento contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, de membros da Corte tocantinense e de representantes da OAB estadual e nacional.

Ao falar da satisfação do Poder Judiciário ao possibilitar que os advogados tocantinenses tenham condições de desenvolver seus trabalhos dentro do Tribunal de Justiça, sem ter que voltar aos seus escritórios, a presidente da Corte disse que a inauguração da sala é a concretização de um ato iniciado na gestão do desembargador João Rigo Guimarães, ex-presidente do TJTO, reconhecendo sua sensibilidade para com esse preceito da advocacia.

“Ainda que nós tenhamos dificuldades em relação a espaço físico, o Poder Judiciário garantiu um local para que essa sala fosse instalada”, ressaltou, parabenizando a gestão anterior e aos advogados e advogadas pela conquista.

A sala está localizada no térreo do Tribunal de Justiça.

Simbologia do espaço

Durante a cerimônia, o ministro Luiz Edson Fachin saudou o Judiciário do Tocantins por abrir o espaço para a advocacia dentro do TJTO e falou sobre a simbologia da sala. Segundo o ministro, o espaço transcende o exercício institucional. “A simbologia desse espaço quer dizer que não se faz justiça de modo isolado”, disse, acrescentando que o fazer justiça ocorre de forma aberta ao diálogo.

Fachin, na oportunidade, lembrou que em seus quase 35 anos de advocacia, antes de ingressar na magistratura, fez bastante uso das salas de advogados dentro dos tribunais, destacando que o momento lhe trouxe à memória um período de muita satisfação na carreira.

Acesso presencial e tecnologia

Ao agradecer o Tribunal de Justiça pelo espaço cedido e pelo apoio dispensado para a concretização da Sala da OAB 4.0, o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, falou sobre a importância do momento para os advogados tocantinenses. Conforme disse Pitaluga, o espaço garantirá o acesso presencial aos advogados que atuam no TJTO, com toda tecnologia necessária.

A Sala OAB 4.0 é composta por computadores que possuem todos os equipamentos para atender o advogado na elaboração de petições, pesquisa, até participação de audiências virtuais.

Visita institucional

Antes da inauguração da sala da OAB, o ministro Edson Fachin e sua esposa, a desembargadora aposentada do TJ do Paraná, Rosana Amara Fachin, foram recebidos pela presidente do TJTO, desembargadora Etelvina, e pelos desembargadores Ângela Prudente (vice-presidente), Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral da Justiça), Jacqueline Adorno (vice-corregedora-geral da Justiça), Pedro Nelson de Miranda Coutinho e Eurípedes Lamounier.

Na ocasião da visita, os desembargadores falaram sobre assuntos da magistratura, a exemplo da atuação do TJTO, a composição da mesa diretora da Corte tocantinense formada por mulheres, e a participação feminina nos tribunais e na magistratura.

Também estavam presentes os juízes auxiliares da Presidência, Rosa Maria Gazire e Roniclay Alves de Morais; e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Esmar Custódio Vêncio Filho.