Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Sala do Empreendedor, informa que o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu prorrogar para 1º de setembro de 2023 o início do prazo da obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) que estava prevista para esta segunda-feira, dia 3 de abril.

Em Gurupi, de acordo com dados da Sala do Empreendedor, são 5.264 MEI’s ativos e aproximadamente 44,3% deste total atuam na área de prestação de serviços e devem fazer o cadastro no novo sistema, que pode ser acessado no computador e também em dispositivos móveis, como celular, por exemplo.

“Este prazo foi dado justamente para as pessoas poderem se adequar, mas nós já estamos fazendo os novos cadastros no Sistema Nacional e quem já possui o sistema da Prefeitura, o webiss, se quiser continuar emitindo até este período, 1º de setembro, pode. Já quem quiser ir se adequando pode fazer o cadastro no novo sistema também”, afirmou a agente de desenvolvimento local da Sala do Empreendedor, Zelfa Mariano.

Novo Sistema de Emissão da NFS-e

Para fazer a emissão simplificada, que agora passa a ser obrigatória a partir de 1º de setembro, é preciso acessar o link: https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional/Login, onde o MEI irá fazer o cadastro.

Já no site https://www.gov.br/nfse/pt-br/mei/links-com-passo-a-passo, é possível ter acesso ao passo a passo para cadastro e emissão pelos MEI’s e ainda a vídeos explicativos de como acessar a nova plataforma.

Em Gurupi, o MEI que tiver dúvidas ou precisar de alguma orientação pode procurar a Sala do Empreendedor, que fica no Prédio da Prefeitura da Rua 1, e atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas.