Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins (Marinha do Brasil) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) percorreram nesta segunda-feira, 3, trechos do rio Taquarussu e córrego Machado, durante inspeção do ponto de lançamento de efluentes processados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da BRK Ambiental situada no Setor Bertaville, na capital.

Esta foi a segunda visita de inspeção que os órgãos ambientais realizam para verificar se estão sendo cumpridos os padrões de qualidade no tratamento dos efluentes que estão sendo lançados pela Estação. Na primeira etapa, realizada semana passada, foi verificado todo o processo de tratamento na ETE.

Após a inspeção, o secretário Marcelo Lelis disse que a recomendação é que seja realizado o monitoramento em tempo real da qualidade da água, nos pontos onde o lago recebe estes resíduos, para que a população possa ter a segurança que o esgoto está sendo tratado de maneira adequada pela BRK.

“Iremos encaminhar as especificações do equipamento de monitoramento da qualidade da água ao Naturatins para que o Instituto notifique a BRK, com as recomendações de compra do equipamento e instalação em prazo determinado, para termos informação online e em tempo real da qualidade da água no lago”, completou.

Marcelo Lelis informou que irá solicitar também a demarcação de um raio de 200 metros do entorno do ponto de lançamento dos efluentes para que os usuários do lago saibam o ponto exato onde a água do tratamento da ETE se mistura com a água do lago.

Representando o capitão-de-fragata da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Artur Roberto Quirino da Silva, o 1º Tenente Paulo Henrique relatou que “foi observado que o processo está sendo feito corretamente e exige um projeto de delimitação da área de descarte do material, onde ocorre o processo de mistura com a água, aparentemente está tudo normal e não há nada em desacordo com a norma”.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, destacou que a ação atende a uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, para que a equipe interinstitucional acompanhasse de perto todas as questões relacionadas à qualidade da água no Lago de Palmas, especialmente sobre o lançamento de esgoto no Bertaville.

“Já foram feitas as análises, as vistorias e, em breve, a gente vai desenhar e definir uma proposta de melhoria para resolver esta situação de impacto na qualidade da água”, reiterou.

Para o diretor-presidente da BRK, José Mário Ribeiro, a ação foi muito positiva. “Esse é um momento importante da transparência entre a Concessionária e os órgãos do Estado. Com as coletas e monitoramento estão sendo reunidas todas as análises e amostras do material lançado, se houver qualquer desacordo com as normas, será identificado o ponto da ocorrência e os órgãos competentes poderão tomar as medidas cabíveis, junto aos responsáveis”, explicou.

Os diretores de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos Aldo Azevedo e de Inteligência Ambiental Clima e Floresta, Cristiane Peres, ambos da Semarh, além das equipes técnicas dos demais órgãos, também acompanharam a visita de inspeção.