Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) recebeu nesta terça-feira,11, a secretária dos povos originários e tradicionais, Narubia Werreria que apresentou as demandas para estruturação da Associação dos Brigadistas Xerente (ABIX) – que está instalada na aldeia Cachoeirinha no Município de Tocantínia. Entre as demandas apresentadas estão a estruturação da brigada voluntária feminina Xerente, compra de equipamentos de proteção individual, equipamentos e acessórios para ajudar no combate às queimadas.

Claudia Lelis recebeu as demandas e já anunciou que destinará emenda parlamentar para ajudar na estruturação da brigada na região de Tocantínia. “A brigada indígena é mais uma ferramenta no combate às queimadas no Tocantins, que infelizmente a cada ano tem aumentado muito, principalmente nos meses de agosto e setembro. O trabalho das mulheres indígenas Xerente é um exemplo e por isso vou destinar recursos para contribuir na estruturação da brigada. O trabalho que essas mulheres desenvolvem é um orgulho para todos nós”, afirmou Lelis.

Brigada Feminina

As Xerente foram as primeiras a formar uma brigada exclusivamente feminina, em 2021, durante o “Curso de Formação de Brigada Voluntária para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”, ministrado pelo Prevfogo/Ibama em parceria com o USFS, ABIX e Funai-TO.

Além de atuar em incêndios florestais, a brigada voluntária participa de atividades de educação ambiental nas comunidades e nas escolas, da coleta de sementes, produção de mudas e plantio e trabalha com a queima prescrita e controlada na região.