Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário Executivo da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Milton Neris, acompanhado da equipe técnica da Sics, reuniu com a presidente da Associação de Artesãos do município de Dianópolis, Eliane Bispo, para discutir sobre o desenvolvimento e organização do grupo de artesãs.

 Associação Dianopolina de Artesãs (ADA), foi criada em 2001, e atualmente conta com 15 associados diretamente e atende 42 indiretamente. A principal atividade da associação é a confecção e venda de biojóias, acessórios e objetos diversos feitos artesanalmente extraídos do capim dourado.

O grupo de artesãs já trabalha com a exportação dos produtos para vários países e até ganhou prêmios, como explica a presidente da Associação, Eliane Bispo, que vive do artesanato há mais de 22 anos. 

“Em 2022 tivemos reconhecimento, ganhamos o prêmio Top 100 de artesanato pelo Sebrae, e estamos entre os 100 melhores do país, isso me enche de orgulho e nos impulsiona a continuar. Para nós é muito importante participar dessas feiras e eventos, além de divulgar o artesanato tocantinense é uma excelente oportunidade de realizar negócios com compradores de atacado, que negociam grandes volumes para distribuir em lojas em diversas cidades do país e fora do Brasil”, conta.

Para o secretário Executivo Milton Neris, o desenvolvimento do grupo é muito importante para o desenvolvimento do setor produtivo. 

“Essa cadeia produtiva é muito interessante abrange desde as questões de produção até o reconhecimento nacional e internacional do artesanato. É uma atividade econômica muito importante para nosso Estado que, além de garantir o sustento de várias famílias da região, contribui para o desenvolvimento econômico de todo o Estado”, disse.