Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Quatro projetos inéditos da Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína foram selecionados pelo Conselho Nacional de Saúde e a OPAS Brasil (Organização Pan-Americana da Saúde). As experiências foram homologadas e divulgadas pelo Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde.

Os trabalhos inovadores, inéditos no Tocantins, apresentados pela Prefeitura de Araguaína foram “Bem Viver - Núcleo de Apoio Psicológico”, “Farmácia Municipal 24 horas”, “Manual do Selo de Qualidade da UBS” e “Ouvidoria Itinerante”. Os projetos foram inseridos nas categorias “Participação e Controle Social em Políticas Públicas de Saúde e Participação e Engajamento Comunitário em Práticas de Saúde".

O que é o Laboratório de Inovação

A iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, é para conhecer práticas e projetos inovadores que possam ser compartilhados mundialmente. Após a seleção dos projetos, o Laboratório de Inovação vai realizar encontros virtuais com os autores das experiências homologadas e proporcionar trocas e aprendizados visando a potencializar sua ação local, regional, nacional e internacional.

“É com muita alegria que recebemos a notícia da seleção desses projetos. É gratificante saber que seremos referência também para outros estados e países com trabalhos inéditos e inovadores. Seguimos trabalhando para levar excelência no atendimento, cada vez mais humanizado e assertivo a nossa população”, destacou a secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.

Conheça os projetos

Desde o dia 1 de dezembro, os araguainenses contam com o atendimento estendido para recebimento de remédios gratuitos. O projeto da Farmácia Municipal 24 horas já está em execução e funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) Araguaína Sul, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O objetivo é atender principalmente os pacientes que têm receitas médicas para continuidade do tratamento em casa após consultas no PAI (Pronto Atendimento Infantil) e UPA, no período noturno e aos fins de semana.

“Só no primeiro mês de atendimento, foram realizadas 3.256 dispensações de medicamentos, equivalente a 65% de aumento em relação ao número do mês anterior, quando a unidade não funcionava em regime de 24hrs”, disse a diretora da Assistência Farmacêutica, Welka Gouveia.

A procura pelo atendimento na farmácia continua crescendo, de acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde. Em janeiro, foram 3.922 medicamentos dispensados pela farmácia e em fevereiro 3.225. No mês de março, foram 1832 pacientes atendidos e 3742 dispensações. Até o dia 19 de abril já foram registradas 1827 dispensações de medicamentos.

Ouvidoria Itinerante

A primeira etapa do projeto Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde Itinerante foi realizado durante os meses de maio a novembro do ano passado, com a finalidade de informar a população sobre o funcionamento e os canais de acesso da Ouvidoria da Saúde, estimulando a participação social no processo de melhorias do SUS.

Foram visitados 28 serviços de saúde iniciando pelos locais mais distantes do centro da cidade. O projeto alcançou 1.468 usuários do SUS, sendo 1.088 mulheres e 380 homens. Desses, 52% não conheciam o serviço.

“A ação itinerante permitiu também abordar centenas de servidores que conheceram um pouco mais do trabalho da Ouvidoria. Agora, muitos passaram a ver o órgão como instrumento de garantia da participação popular no sistema de saúde, como um serviço de articulação em prol de esclarecimentos e providências para a população, um termômetro da gestão e essencialmente como um órgão parceiro”, concluiu o coordenador da Ouvidoria do SUS em Araguaína, Nailton de Andrade Oliveira.

Bem Viver - Núcleo de Apoio Psicológico

O projeto Bem Viver – Núcleo de Apoio Psicológico começou a ser desenvolvido em outubro do ano passado. É uma unidade auxiliar de apoio psicológico aos servidores da Secretaria Municipal da Saúde e pretende reforçar o desenvolvimento de serviços no campo da humanização e valorização do servidor que permitam, de forma simultânea, o atendimento de demandas e o desenvolvimento das habilidades e competências do psicólogo, além de cuidar da saúde mental dos servidores e, assim, minimizar os stress causados pelo serviço e ajudá-los a desempenhar melhor sua função.

São oferecidas aos servidores atividades de atendimento, acompanhamento, terapias e encaminhamento do paciente quando necessário, após um diagnóstico preciso, a outros profissionais. De outubro de 2022 até o mês de março deste ano, quase 1 mil servidores da Secretaria Municipal da Saúde foram atendidos pelo projeto, o que é uma média de 160 pessoas acompanhadas mensalmente pelo profissional de psicologia.

Manual do Selo de Qualidade da UBS

O selo de qualidade das UBS está em fase de implantação em Araguaína e será uma avaliação periódica do nível de qualidade dos serviços prestados na cidade. Terá como base de avaliação, critérios como qualidade no atendimento, segurança e inovação, avaliados por uma comissão externa da Secretaria Municipal da Saúde.

A classificação da UBS com o selo de qualidade terá duração de dois anos e tem a intenção de estimular as unidades a investirem em processos de melhoria contínua para alcançar os padrões de excelência nos serviços prestados, além de promover o cuidado seguro e efetivo para o paciente.

Para auxiliar no projeto do selo de qualidade, a Prefeitura também está implantando a Escola de Saúde Pública do Município, que deverá capacitar, só este ano, 2 mil servidores. O objetivo é promover a qualificação de todas as equipes que atuam na rede municipal de saúde, por meio de cursos de extensão, oficinas, entre outras modalidades de aperfeiçoamento, para otimizar o serviço oferecido à população araguainense.