Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

A Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) realizou na manhã dessa quinta-feira, 20, no Plenário da Casa, sessão solene em homenagem aos 75 anos de fundação do Serviço de Evangelização dos Rios Araguaia e Tocantins (Seta), hoje Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Seta (Ciadseta/TO). O requerimento é de autoria do deputado Aldair Costa Gipão (PL).

Na ocasião foi entregue o Título de Cidadão Tocantinense ao presidente da entidade, pastor Paulo Martins Neto, requerido pelo ex-deputado estadual, hoje federal, Ricardo Ayres.

Compareceram à solenidade pastores, pastoras, missionários e fiéis de todas as regiões do Estado. O evento foi marcado pela emoção, especialmente pela lembrança dos tempos difíceis enfrentados pelos fundadores do Serviço de Evangelização dos Rios Araguaia e Tocantins (Setas) e do trabalho realizado pelos sucessores, que transformaram a pequena semente no grande campo devocional que é hoje, reconhecido no Tocantins e fora do Estado.

Pronunciamentos

Ao agradecer pelo título de Cidadão Tocantinense, o presidente da Ciadseta, pastor Paulo Martins Neto, dividiu a homenagem com todos os dirigentes e fiéis da denominação, reconhecendo o trabalho realizado pelos pioneiros e os que engrandeceram da convenção, hoje presente em todos os municípios tocantinenses.

O presidente da sessão solene, deputado Aldair Costa Gipão, agradeceu o apoio recebido dos dirigentes e fiéis, que acreditaram em seu projeto e o ajudaram a ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Tocantins, comprometendo-se a buscar recursos para apoiar o trabalho social da convenção em todos os campos da evangelização.

Mesa de honra

A mesa de honra foi composta pelo presidente, deputado Aldair Costa Gipão; 2ª secretária, deputada professora Janadi Valcari (PL); 3º secretário, deputado Marcus Marcelo (PL); presidente da Ciadseta/TO, pastor Paulo Martins Neto, e vice-presidente da Ciadseta/TO, pastor Antônio Xavier.

Prestigiaram o evento os deputados Júnior Geo (PSC), Winston (PSD) e Moisemar Marinho (PSB).

História

Em sua justificativa, o deputado Gipão explica que a Convenção do Seta teve início com a primeira Igreja em Carolina do Maranhão e Região. Desvinculada da igreja mãe, se tornou a maior convenção em espaço geográfico do Brasil.

A convenção Regional das Assembleias de Deus do Seta passou a chamar-se estatutariamente como Ciadseta, uma sociedade civil de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, que foi devidamente reconhecida pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil CGADB.

Da Convenção Ciadseta nasceram mais três Convenções: Comadesma - Maranhão, Ciadseta PA/MT - Pará e Mato Grosso e Cimadseta - Goiás e Brasília e ficando a Ciadseta mãe no Estado do Tocantins.

Com a sua sede Institucional em Palmas a Ciadseta no Tocantins (Mãe), conta com mais de 1.200 ministros na ativa entre pastores e evangelistas, mais de 200 Campos e 70 mil membros e congregados.

Atualmente presidida por Paulo Martins Neto, completa 75 Anos de fundação neste mês de abril.