Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Bruno Maia

Foto: Bruno Maia

Ao som e performance do Balé Popular do Tocantins, foram abertos oficialmente, na noite dessa segunda-feira, 24, os jogos do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, juntamente com os secretários de Estado da Educação, Fábio Pereira Vaz; e dos Esportes e da Juventude, Elenil da Penha; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e vice-presidente da Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), Antônio Hora Filho; o presidente da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE), Lécio Claudio de Oliveira Guimarães e o ex-futebolista, Washington Stecanela Cerqueira, prestigiaram a cerimônia, que foi realizada no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya.

O vice-governador Laurez Moreira destacou o esporte como ferramenta para o desenvolvimento educativo. “Sem dúvidas o esporte está definitivamente atrelado a educação, esse evento é prova disso. Me deixa muito feliz ver tantas jovens atletas focadas, disciplinadas trabalhando arduamente para conquistarem seus objetivos. É com muita alegria que o Tocantins recebe cada um de vocês que vieram de todos os estados do Brasil. Aproveitem as belezas do nosso Estado e da nossa capital, Palmas, desejo um excelente campeonato a todas”, declarou.

Inspiração dentro do futebol, Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como Washington Coração Valente, é o embaixador da competição. O ex-futebolista falou do seu orgulho em representar o campeonato. “Acredito que o futebol feminino está crescendo muito no nosso país, então como o Washington Coração Valente, representante do futebol, fico muito orgulhoso e feliz de ser o embaixador desta competição. Torço muito, primeiro para que essas atletas virem grandes jogadoras, cheguem à seleção brasileira, mas o mais importante, que sejam cidadãs. Acredito que o esporte está alinhado à educação”, salientou.

O secretário da Educação Fábio Pereira Vaz falou do empenho do Governo do Tocantins na realização dos jogos. “Toda a equipe da secretaria trabalhou muito para que esse evento pudesse ocorrer, agradeço de coração a todos os diretores regionais, a todos os servidores do Estado pela dedicação”, reconheceu.

A estudante Sabrina Santos, da delegação do Pará, afirmou que é muito gratificante estar participando da competição. “É um orgulho representar o nosso povo paraense, é muito importante essa representação e, mais ainda, estar aqui em união com todos. Não é só diversão, é um compromisso que requer coragem, que mostra a garra da mulher. Estou muito feliz, independente de ganhar ou perder, o importante é estar aqui competindo e deixar a mensagem a todas as jovens atletas que elas podem estar onde quiserem, é só querer”, declarou.

O secretário dos Esportes e da Juventude, Elenil da Penha parabenizou a todos os envolvidos na competição.

Na ocasião, o presidente da CBDE e vice-presidente da ISF, Antônio Hora Filho, homenageou o presidente da FTDE, Lécio Claudio de Oliveira Guimarães, o secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz e o secretário Executivo da Educação, Eder Martins Fernandes pelos relevantes serviços prestados em prol do desporto escolar brasileiro.

Também participaram da abertura do evento as deputadas estaduais Janad Valcari e Vanda Monteiro, e o superintendente do Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Tiago da Silva Costa.

Participam do evento delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O campeonato

O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023 é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).

É uma competição escolar que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva enaltecendo os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade, como espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.

Tem como público-alvo as estudantes atletas do gênero feminino nascidas exclusivamente nos anos de 2005, 2006 e 2007, devidamente matriculadas e frequentando curso regular da educação básica.

Os jogos começaram no domingo, 23, e seguem até o dia 30 de abril, em Palmas. Esta etapa será classificatória para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023.

Confederação Brasileira de Desporto Escolar

A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) é uma entidade privada sem fins lucrativos, de caráter desportivo educacional, integra o Sistema Nacional do Desporto, sendo órgão legítimo de representação nacional de administração do desporto educacional no ensino fundamental e médio, constituída pelas Entidades filiadas de administração do Desporto Escolar, reconhecida e filiada à Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF). A CBDE tem como objeto direto de sua natureza a administração e realização do Desporto Escolar e Educacional Brasileiro e desde sua concepção, fomentar o desporto escolar e educacional em todos os sistemas de ensino.