Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Miranda

Foto: Marcos Miranda

O gestor da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, participou nessa terça-feira, 25, da reunião conjunta do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), em São Luís-MA, visando melhorias contínuas para o Sistema Prisional do Estado do Tocantins, bem como colaborar com a segurança nacional.

Deusiano Amorim falou da importância em participar do Consej. "Seguindo determinação do governador Wanderlei Barbosa, nossa Pasta visa à melhoria contínua. Nossas ações têm foco na ética, integridade, profissionalismo e transparência, orientadas em busca de um sistema penal forte, seguro e focado no combate ao crime e participar do evento fomenta esse objetivo a nível estadual e também nacional", disse.

"A oportunidade serviu também para a busca de recursos, bem como para viabilizar a execução dos convênios, tratar das nossas ações nas áreas das alternativas penais e monitoramento eletrônico, a fim de continuar o progresso do Sistema Penal tocantinense", concluiu o gestor.

Nova presidência do Consej

Durante a solenidade houve eleição para representantes do Consej. Por aclamação, foi eleito como presidente Marcus Rito, secretário de Estado da Justiça de Rondônia; Maria Rosa Nebel, secretária de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro; e Osvaldo Machado, diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná. Os cargos possuem mandato de um ano sem direito à reeleição.

"Troca de experiências"

O governador Carlos Brandão também acompanhou a reunião do Consej, momento em que houve uma demonstração de armas não letais que são possíveis empregar no sistema penitenciário. “É motivo de muito orgulho receber aqui todos os secretários de Administração Penitenciária do país. Hoje estamos vivendo uma reunião com a troca do comando do Conselho de Secretários de Administração Penitenciária do Brasil, o presidente até então era o Murilo Andrade e agora passa a ser o secretário Marcus Rito, de Rondônia, aproveitando para realizar a troca de experiência, para dialogar nessa área que precisa de muitos debates, e o Maranhão é um bom exemplo para o Brasil”, frisou o governador.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, parabenizou a nova presidência e ressaltou a importância da união de esforços a partir do Consej. “Foi muito importante essa reunião de hoje e tivemos diversas pautas importantes para o sistema penitenciário nacional. Saímos com diversas deliberações e acredito que avançaremos bastante nos nossos trabalhos, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil. Seguimos em frente para tentar avançar cada vez mais no sistema penitenciário”, pontuou.