Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

A etapa regional do maior evento desportivo do Tocantins da Diretoria Regional da Educação de Guaraí (DRE) teve início nessa quarta-feira, 26, com as competições da modalidade individual e a abertura oficial. A quadra Poliesportiva do setor Canaã, em Guaraí, ficou pequena para o tamanho do público que compareceu para prestigiar o evento.

Entre atletas e comissão técnica são mais de 400 pessoas, de 17 unidades escolares da rede estadual, municipal e privada, de oito municípios da DRE, que participam desta etapa regional dos Jets.

Na cerimônia de abertura, presença de autoridades públicas da região e comunidade local. O evento começou com o desfile de delegações das escolas da DRE de Guaraí, apresentações artísticas de dança, juramento do atleta e do técnico, e o tradicional acendimento da pira olímpica, que significa a ideia de que a chama da esperança nunca pode se apagar e que os jogos estudantis transformam vidas e realizam sonhos de crianças e adolescentes.

Cerimônia

Participaram da cerimônia o secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, a prefeita do município anfitrião, Fátima Coelho, a diretora da DRE de Guaraí, Andreia Sabóia, vereadores, professores e comunidade em geral.   

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, falou sobre a importância do esporte na escola, na transformação de vida. "Os Jets unem estudantes em busca do sonho de serem campeões, proporcionam ainda a aprendizagem em um intercâmbio cultural. Desejo muito sucesso a todos os atletas”, declarou.

Representando o Colégio Militar Unidade VIII de Guaraí, André Lima Noleto é o campeão no Tênis de Mesa, categoria 15 a 17 anos, nesta etapa. Ele conta que tem a ambição de se tornar um profissional e que treina todos os dias. "Meu objetivo é chegar à modalidade nacional. E os Jets me proporcionam ter essa chance de tentar, pois temos contato com outras pessoas de fora da minha cidade e deixar o legado na minha escola que ainda não tem esse título".

Jets 2023

Neste ano, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do Tocantins. Já foram realizadas as etapas de Colinas do Tocantins e Porto Nacional. As próximas serão em Gurupi e Dianópolis, de 8 a 13 de maio.

Os Jets são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

Tênis de Mesa

Dentre as modalidades, destaque para o Tênis de Mesa, com maior número de competidores, nas duas categorias: 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Na categoria masculino, 15 a 17, medalha de ouro para André Lima Noleto, do Colégio Militar Unidade VIII de Guaraí; prata para Luiz Fernando Alves e bronze para Richarlyson Reis, ambos do Colégio Primeiro de Junho, de Pequizeiro. No feminino, o primeiro lugar foi para Eduarda Valadares do Cemot de Guaraí; o segundo, para Lívia Santos Noleto, do Colégio Estadual Irineu Albano, também de Guaraí; e o terceiro lugar ficou com Julia Sousa Arantes, da Escola Estadual Antenor Barreira, de Goianorte.

Os vencedores da categoria masculino 12 a 14 foram: ouro para Gabriel Valadares, do Colégio Executivo de Guaraí; prata para Ryan Robert Rodrigues, do Colégio Ayrton Senna, de Pequizeiro. Já no feminino, o primeiro lugar foi para Yasmim Almeida; o segundo, Paula Fernanda Pereira, ambas da Escola Estadual Bernardo Sayão, de Pequizeiro; e o terceiro lugar ficou com Davyklla Vitória da Silva, da Escola Francisco Pinheiro, de Tabocão.

Os atletas que conseguiram a medalha de ouro estão classificados para a etapa Estadual, que será realizada de 20 a 30 de junho, em Araguaína. A lista completa dos vencedores pode ser conferida no site da Seduc.