Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os oito melhores times do 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023, a quarta rodada não foi favorável aos dois times representantes do Tocantins. As equipes estiveram em campo, na manhã desta quinta-feira, 27, no Estádio Nilton Santos, mas não avançaram para as semifinais. O Campeonato segue até sábado, 29, e os times do Tocantins disputarão a classificação de 5º a 8º lugar.

O primeiro jogo do dia aconteceu entre a equipe do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, e a equipe de Santa Catarina, EEB Joaquim Ramos Cívico Militar, atual campeão do Campeonato, vencedor da 8ª edição em 2022. Final de jogo, com o placar de 1x0, classificou o time de Santa Catarina.

Em seguida, a disputa aconteceu entre o time do Colégio Estadual São José, de Palmas, e a equipe do Instituto de Educação da Paraíba (PB). O time da Paraíba venceu pelo placar de 6x3.

Para o técnico do Colégio São José, Rodrigo Dias, o sentimento é de dever cumprido e de gratidão. “Chegamos até aqui, estamos entre os oito melhores times do Brasil e eu só quero agradecer ao esforço, garra e determinação das nossas atletas. Estou certo de que está sendo um grande aprendizado para elas. A experiência neste campeonato servirá para o futuro dessas garotas”, comentou Rodrigo.

A atleta Evelyn Pereira dos Reis, jogadora do time do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, apesar da derrota saiu de campo satisfeita com o desempenho da equipe no certame. “O sentimento de aprendizado é maior e vai ficar. Sonhamos em estar aqui e estou feliz de ter chegado até aqui”, enfatiza a estudante.

O responsável pelo Projeto 100 Limites, Fraudneis Fiomari, que acompanha e apoia o time do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, avalia o jogo das quartas de final. “Foi uma partida difícil, o time de Santa Catarina é o atual campeão do evento, mas jogamos de igual para igual e futebol é isso, ganha o time que erra menos. Infelizmente, erramos em um lance importante da partida e não conseguimos finalizar. O Projeto continuará apoiando e incentivando as atletas”, finaliza Fraudneis Fiomari, idealizador do Projeto 100 Limites.

Próximos jogos

Nos próximos jogos, as equipes do Tocantins disputarão de quinto a oitavo lugares. Os confrontos serão realizados nesta sexta-feira, 28, ambos na Escolinha de Futebol Nilton Santos.

O primeiro jogo será às 8h, entre o Colégio Estadual Guilherme Dourado e o Colégio Batista Mineiro, de Minas Gerais. Já às 10h15, entra em campo o time do Colégio Estadual São José contra o CEEP José Pacífico de Moura Neto, do Piauí.

Programação Cultural

As atletas terão uma tarde voltada para uma programação cultural, nesta quinta-feira, 27, incluindo visitas à Praça dos Girassóis e ao Palácio Araguaia.

Para conhecer algumas das belezas da Capital Palmas, o passeio cultural será finalizado com um tour pela Praia da Graciosa, para contemplar o pôr do sol e participar de uma confraternização entre as equipes participantes.

É a primeira vez que o Tocantins sedia o evento. A 9ª edição do maior evento escolar de futebol feminino do país conta com a participação de mais de 500 estudantes atletas, dos 26 estados e do Distrito Federal.