Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

Foram prorrogadas as inscrições para a 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto é voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país. As inscrições seriam encerradas nesta quinta-feira, 27, mas seguem até 1º de maio.

Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou médio. Na última edição, em 2022, participaram da ONHB mais de 72 mil pessoas.

A 15ª edição terá início no dia 8 de maio e segue até 17 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A final presencial ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

A coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, explica que o principal objetivo do projeto é incentivar o estudo da História do Brasil, a análise crítica e o trabalho em equipe.

“Não é necessário que os participantes tenham estudado o conteúdo previamente para participar da Olimpíada, pois é oferecido um amplo material de apoio como textos, imagens e mapas que embasam a decisão das equipes na hora de enviar as respostas. Esse modelo assemelha-se ao trabalho realizado por historiadores”, explica.

Sobre as fases da Olimpíada de História

As seis fases online têm duração de uma semana cada e preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

Meneguello afirma que a ONHB é uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil. “Nesses 15 anos, pudemos observar como a Olimpíada estimula a análise crítica dos estudantes e contribui para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames, como o Enem”, disse.

A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Universidade, sem fazer vestibular.

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.