Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Eletroeletrônicos

Os interessados podem fazer a entrega de aparelhos de celular, equipamentos de informática, fogões, secadores, liquidificadores, pilhas, baterias, entre outros

Os interessados podem fazer a entrega de aparelhos de celular, equipamentos de informática, fogões, secadores, liquidificadores, pilhas, baterias, entre outros Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Os interessados podem fazer a entrega de aparelhos de celular, equipamentos de informática, fogões, secadores, liquidificadores, pilhas, baterias, entre outros Os interessados podem fazer a entrega de aparelhos de celular, equipamentos de informática, fogões, secadores, liquidificadores, pilhas, baterias, entre outros

Previsto para 2024, a implantação do sistema de logística reversa de lixo eletrônico e eletrodoméstico será antecipado para 2023 em Araguaína e a primeira ação será na Via Lago. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente colocará um ponto de coleta para equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos no dia 6 de maio, das 14 às 20 horas, no modelo drive-thru, no qual a pessoa passará de carro, entregará seu resíduo, e seguirá viagem.

Os interessados podem fazer a entrega voluntária de aparelhos de celular, computadores, carregadores, fones de ouvido, teclados, mouses, televisores, liquidificadores, secadores, microondas, rádios, micro-ondas, máquinas de lavar, entre outros equipamentos eletroeletrônicos. Neste recolhimento, a Prefeitura também receberá pilhas e baterias.

Reaproveitamento e descarte correto

O recolhimento dos equipamentos faz parte da cadeia de logística reversa, quando os aparelhos são direcionados para a reciclagem dos componentes ou descarte correto sem agressão ao meio ambiente.

A ação do próximo dia 6 é resultado da cooperação entre a Prefeitura de Araguaína, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), operadora nacional, e a empresa Metalsul, operadora local. O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, destaca que as parcerias firmadas são fundamentais para iniciar uma nova cultura da reciclagem entre os cidadãos.

“É um passo importante também para a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no qual o meio ambiente e a população são os principais beneficiados. A partir desta primeira mobilização, vamos contar com um ponto fixo de entrega voluntária para mantermos a cadeia de recolhimento ativa”, explica o secretário.

A Metalsul será Ponto de Entrega Voluntária (PEV) fixo para receber os materiais. A empresa está localizada na Rua Aquarela Musical, nº 153, no Parque dos Sonhos Dourados. Já o ponto oficial de descarte de pilhas e baterias fica no supermercado Atacadão, localizado na Av. Amazílio Correa Camargo Neto, nº 140, no Residencial Camargo.

Cidade estratégica

A gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito, lembra que Araguaína é uma cidade estratégica que dá abertura para avançar no sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Tocantins e no Brasil.  E que a união de forças com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade colabora diretamente com o meio ambiente.

“As campanhas de arrecadação têm como objetivo a conscientização da população e local, já que a destinação ambientalmente adequada desses resíduos proporciona a mitigação de impactos negativos no meio ambiente, evitando a contaminação do solo, do ar e da água. Visto a longo prazo, a reciclagem desse produtos pós-consumo visa garantir a sustentabilidade do planeta com o retorno das matérias-primas às suas cadeias produtivas para reaproveitamento e evitar contribuições com problemas ambientais, a exemplo das mudanças climáticas”, ressalta Helen.

No Tocantins, a ABREE já tem 11 pontos de recebimento de equipamentos eletroeletrônicos. No Brasil, são mais de 3.900 pontos em mais de 1.300 municípios brasileiros. A entidade é responsável por definir e organizar o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Atualmente, possui 56 associados que representam 192 marcas.

Parceria pelo meio ambiente

A Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deixa clara a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público na logística reversa dos bens que não têm mais uso. Os artigos 31 e 33 dispõem que a cadeia produtiva e de varejo devem estruturar e implementar o sistema de coleta e devolução dos equipamentos, além dar ampla visibilidade e integrar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

“Mas por meio de acordos e parcerias, conseguimos um ponto fixo de recebimento desses materiais para que o operador e parceiro nacional responsável possa fazer a coleta periodicamente. Contudo, nada impede que as lojas alinhem com a Prefeitura e possam oferecer mais pontos de coleta para ampliar essa cadeia de recolhimento, dando mais opções para os consumidores”, explica o secretário Joaquim.

Ciclo responsável

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), em 2021 foram recolhidos 1.960 toneladas de eletrônicos  em 4.229 pontos de coleta instalados por todo o Brasil.

Projetos em ação

Araguaína já possui implantado o sistema de logística reversa de alguns tipos de resíduos sólidos, como pneus. Em 2021, o Ponto de Entrega Voluntária do Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA) recebeu 1.300 toneladas de pneus velhos e resíduos do material.

O galpão está localizado na pista de entrada do Daiara, em frente ao depósito das Lojas Nosso Lar, e fica aberto de segunda à sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, para receber os pneus. Todo o material fica armazenado dentro de um galpão coberto aguardando o caminhão de uma empresa recicladora de atuação nacional, que busca os pneus uma vez por semana.

Outro projeto é o Papa-Pilhas, para coleta de pilhas e baterias. A iniciativa começou na Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) e recebeu o apoio da Prefeitura de Araguaína para ser implantado em pelo menos oito pontos de coleta no comércio e prédios públicos. Araguaína também conta com cooperativas que já coletam papel, papelão, embalagens pet e metais diversos pela cidade.