Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) estão participando em Brasília, do 1º Encontro de Educação Sanitária, que tem como tema: Educar para Prevenir. O evento teve início nesta quarta-feira, 3, e segue até sexta-feira, 5.

O encontro é promovido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e tem como objetivo promover a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas, e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.

A gerente de educação sanitária da Adapec, Michelly Shuailla destacou a importância do evento para o fortalecimento do processo de educação sanitária no Tocantins. “A Adapec já faz parte rede do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) que é composto por todos os órgãos de defesa do país, e a partir deste encontro, o programa deverá ser instituído em nosso Estado, permitindo, elevar a padronização das ações de educação sanitária, visto que com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, o processo de educação sanitária junto aos produtores rurais e público em geral, deverá ser intensificado, e consequentemente, fortalecer este programa tão importante para a defesa sanitária,” destacou Michelly Shuailla.

Entre os temas que estão em debate no encontro, destaca-se, a educação e sua interface com a fiscalização, especialistas Ad Hoc para a educação sanitária, interfaces entre educação e comunicação, Zap Rural, entre outros.

O evento é realizado de forma presencial e online, e conta com a participação de cerca de 1500 pessoas. Da Adapec, participam presencialmente o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, a gerente de educação sanitária, Michelly Shuailla e a médica veterinária, Shara Araújo Veloso Peres.

Proesa

Instituído em 2008, o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) está inserido no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária.

O Proesa tem como objetivo estabelecer e implementar diretrizes nacionais, fortalecer e ampliar as ações públicas e privadas, e desenvolver planos, programas e atividades em educação sanitária em agropecuária, de forma articulada com o Suasa e os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários.