Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Hiroshi

Foto: Hiroshi

Gestores de empresas e instituições atentas à pauta da sustentabilidade e inovação participaram nesta sexta-feira, 5, da apresentação de projetos, ações e serviços prestados pelo Instituto Amazônia+21 na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) em Palmas/TO. Recebidos pelo presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, o público presente conheceu as formas de participação junto ao Instituto apresentadas por seu presidente, Marcelo Thomé, e equipe técnica.

A apresentação em Palmas abre uma rodada de eventos itinerantes que irão percorrer as nove capitais dos estados que compõem a Amazônia Legal, área de atuação do Instituto. Pires, que também é presidente da Ação Pró-Amazônia, apoiadora do Instituto juntamente com a Confederação Nacional da Indústria, falou da relevância do trabalho já desenvolvido.

“O Instituto foi constituído após a realização do Fórum Mundial da Amazônia, idealizado pelo presidente Marcelo Thomé. Com pouco mais de 1 ano, já alcançou grandes parceiros e associados, como a Energisa Rondônia, sendo importante revisitar o Tocantins para incentivar também aqui no nosso estado estes negócios sustentáveis”, disse Pires. A iniciativa empresarial foi apresentada no Tocantins à época de sua criação em setembro de 2021.

“A floresta vale mais em pé. O Instituto coloca toda sua rede de associados e parceiros para promover estes negócios sustentáveis na região amazônica na qual vemos tanto potencial. E existem recursos para isso, mas faltam projetos estruturados para captar”, observou o presidente destacando uma das formas de atuação, a Facility que dá esse apoio na avaliação dos projetos para captação de recursos e direcionamento de investimentos.

No hall de associados também estão a Coca-Cola e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento de apresentação das ações do Instituto segue para as demais capitais dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Maranhão.