Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta semana as etapas regionais, de Gurupi e Dianópolis, do maior evento poliesportivo do Estado, os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) 2023. Na noite dessa segunda-feira, 8, centenas de pessoas, entre atletas, comissão técnica e autoridades, participaram da cerimônia de abertura da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi, no Ginásio de Esporte Idanizete de Paula.

Participam desta edição, em Gurupi, cerca de mil alunos atletas de 15 municípios da região sul do Estado.

O evento começou com o desfile de delegações das escolas da DRE de Gurupi, apresentações artísticas de dança, juramento do atleta e do técnico, e o tradicional acendimento da pira olímpica, que significa que a chama da esperança nunca pode se apagar, e que os jogos estudantis transformam vidas e realizam sonhos de crianças e adolescentes.

Participaram da cerimônia o secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes Vaz, deputados estaduais, vereadores e demais autoridades de Gurupi e municípios circunvizinhos, o diretor da DRE Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, professores e comunidade em geral.   

A importância do esporte na escola foi ressaltada pelo secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes. De acordo com o gestor, a prática de esportes afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. "Estamos no melhor da educação no Estado dos últimos anos. Que os atletas possam aproveitar este momento, que é único na vida de muitos deles. Bons jogos a todos, e que vença quem melhor se dedicar", declarou.

Para o superintendente de Desporto da Seduc, Thiago Costa, os jogos são uma oportunidade para os alunos atletas mostrarem seus talentos. "O campeonato é forte, porque os vencedores disputam o nacional, e quem sabe, até o mundial. Uma excelente competição para todos", completou.

O anfitrião do evento, diretor Antônio Carlos Pakalolo, agradeceu a todos, em especial ao secretário executivo, Edinho Fernandes, pela ideia de regionalizar as cerimônias de abertura dos Jets. "Estamos todos felizes por Gurupi receber essa grande festa e vamos, juntos, representar a DRE em Araguaína. Sucesso a todos".

Estreia nos Jets

Participa pela primeira vez dos Jets a estudante da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira, de Formoso do Araguaia, Rayssa Santana Silva, 12 anos, que disse estar emocionada, pois o esporte é muito importante na sua vida, principalmente o Futsal. "Eu amo o Futsal, quero continuar praticando e competindo com outros times, e o incentivo da nossa escola e dos nossos professores é essencial para realizar esse sonho".  

Também participando pela primeira vez o professor e técnico de Futsal, da Escola Municipal Bristo Luan, de Araguaçu, Fábio Souza Matos, afirmou estar sentindo uma mistura de sentimentos, de emoção e também de responsabilidade para que sua equipe possa conquistar uma medalha. "Treinamos com o objetivo de classificar para os Jets. No ano passado nós não conseguimos, porque perdemos no intercolegial e neste ano a gente conseguiu vencer os dois jogos, trouxemos nossa equipe aqui para representar o município e esperamos sair vitoriosos".

Dianópolis

As competições, das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, das modalidades individuais dos Jets em Dianópolis, começam nesta terça-feira, 9, a partir das 8 horas. Já a cerimônia de abertura será no Estádio Municipal Dr. Magalhães, às 16 horas. Na quarta-feira, 10, os jogos continuam com as disputas nas modalidades coletivas até sábado, 13, com as disputas finais, definindo os classificados para a etapa Estadual, em Araguaína.

Jets 2023

Neste ano, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do Tocantins. Já foram realizadas as etapas de Colinas do Tocantins, Porto Nacional e Guaraí. As próximas serão Palmas e Paraíso do Tocantins, 15 a 20 de maio.

Os classificados das etapas regionais disputam a Etapa Estadual, que será realizada de 20 a 30 de junho, em Araguaína.

Na Etapa Estadual são definidos os representantes do Tocantins nas competições nacionais.

Os Jets são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.