Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Gastronomia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como parte da programação do Dia das Mães, o Sebrae Tocantins irá ofertar uma oficina de gastronomia sustentável para mulheres do Centro de Referência e Assistência Social de Palmas, entre os dias 10 a 11 deste mês. A iniciativa, que ocorrerá nas cidades de Palmas, Colinas e Pedro Afonso, tem a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Palmas e Central Única de Favelas (Cufa).  

As oficinas contarão com a participação de Ruth Almeida, chef nacionalmente premiada, inclusive com o dólmã, considerado o “óscar da gastronomia”, compartilhará sua experiência de vida e receitas regionais e sustentáveis, com requintes gastronômicos, para atrair muitos clientes.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, o objetivo da ação é promover a inclusão produtiva das mulheres em situação de vulnerabilidade social no Estado, por meio da metodologia do Força Mulher.

Ele ainda menciona que o programa já atendeu, desde 2021, mais de duas mil mulheres em 98 municípios do Tocantins, com oficinas sócio profissionalizantes, palestras de empreendedorismo, cursos de gestão de pequenos negócios e mentoria empreendedora. “Por meio deste projeto, as participantes, de norte a sul do Estado, tiveram a oportunidade de acessar o mercado através da geração de renda e emprego”, pontua.

A secretária da Mulher do Estado, pontou que o protagonismo da mulher passa por sua independência financeira e que o empreendedorismo é uma porta aberta para essa conquista.

A secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, realça que o programa será muito benéfico para as mulheres, porque assegurará uma oportunidade de treinamento profissional e empreendedor. “A iniciativa, acompanhada de consultoria, lançará com responsabilidade as participantes ao mercado de trabalho, resgatando sua dignidade e dando-lhes o poder da mudança”, aposta.

Na visão da presidente da Cufa, Juliana Soares, por meio de parcerias sólidas como o Força Mulher, quem ganha são as mulheres que passam a contar com várias oportunidades de aprendizado para vencerem na vida. “É uma missão que apoia o empreendedorismo e fortalecer a economia local”, além de apoiar a inserção de empreendedores nas ações voltadas à oferta de produtos e serviços diferenciados e competitivos”.  

Para 2023 e 2024, aproximadamente R$ 4 milhões já foram anunciados pelo Sebrae Tocantins e Governo do Estado para fortalecimento da metodologia Força Mulher e atendimento de mais três mil mulheres no Estado.