Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Polícia Federal

Foto: Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 9, a “Operação Longo Alcance IV”, tendo como objetivo aprofundar investigação relacionada ao cometimento do crime de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual envolvendo criança ou adolescente.

O Inquérito Policial foi instaurado na Superintendência Regional de Polícia Federal no Tocantins no ano de 2022, a partir de notícia de fato recebida por meio de cooperação internacional.

Nesta etapa, a equipe da Policia Federal executa atos de investigação onde cumpre mandado de busca e apreensão no município de Novo Acordo, expedido pela 4ª Vara Federal de Palmas.

O nome da operação faz referência ao elevado potencial de distribuição de material digital dessa natureza, às graves consequências físicas e psicológicas que crimes como esses causam às vítimas ao longo da vida, desde a infância ou juventude. Por outro lado, o codinome da operação também faz alusão à capacidade da Polícia Judiciária da União de esclarecer fatos e identificar os envolvidos durante a fase de investigação criminal.

O suspeito poderá ser indiciado e responder pelos crimes de armazenamento e distribuição de vídeos contendo sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente, conforme previsto nos artigos 241-A e 241-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas previstas, somadas, podem ultrapassar 10 anos de reclusão. (PF/TO)