Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

As inscrições do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais iniciaram no dia 1º de maio. Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) terá um período distinto para a realização das inscrições e das competições da fase regional. Para as DREs de Araguatins, Dianópolis, Paraíso do Tocantins e Palmas, as inscrições começam nesta segunda-feira, 15, e seguem até dia 24 de maio.

Buscando incentivar a prática das expressões artísticas corporais e culturais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu as inscrições do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais. A ação do Governo do Tocantins possibilita a promoção dos projetos artísticos estudantis e a descoberta de talentos entre os estudantes.

Os interessados podem participar nas categorias solo ou grupo (dois a quatro participantes). Neste ano, uma nova categoria foi criada para contemplar os estudantes com deficiência, Transtorno de Espectro Autista (TEA) e doenças raras (um a quatro participantes).

Conforme o secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, as novidades do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais visam envolver um número maior de estudantes, promovendo a inclusão e a socialização dos educandos.

“A primeira edição do Dança Tocantins foi um sucesso. Neste ano, estamos com uma nova categoria para estudantes com deficiência, buscando a inclusão destes alunos, que serão avaliados por meio de critérios específicos. Outra novidade é a realização da final estadual, que acontecerá em Gurupi. É mais uma iniciativa de descentralização dos eventos da Seduc, levando as ações para todas as regiões e contemplando a comunidade escolar do Tocantins”, enfatizou.

Inscrições

Para inscrever os candidatos, a DRE deve enviar formulário, devidamente preenchido, para o e-mail oficial: dancatocantins@seduc.to.gov.br, podendo realizar até três inscrições (uma por categoria).

As danças inscritas poderão ser de estilos variados, nacionais, internacionais e/ou instrumentais, não contendo movimentos e letras ofensivas e/ou com apologia do sexo, drogas e/ou violência, ou conteúdo discriminatório. As músicas internacionais serão traduzidas e analisadas pela comissão organizadora do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais. A escolha dos figurinos também deverá observar os mesmos critérios.

Para efetivar a inscrição, também deverão ser enviados para o e-mail oficial do evento os seguintes documentos: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz; uma foto digital do estudante ou grupo, nas posições vertical e horizontal; na categoria estudante com deficiência, deverá ser enviado laudo que comprove a deficiência.

Competições

Os classificados de cada regional participarão de votação on-line por meio do Instagram oficial do concurso, @danca.tocantins, com formato de batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtiver o maior número de votos será classificado para a disputa seguinte. Em caso de empate, haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretado o vencedor da regional.

Etapa Estadual

A final estadual será realizada presencialmente, em Gurupi, nos dias 29 e 30 de agosto, e reunirá os campeões das 13 etapas regionais. Os finalistas serão avaliados por corpo de jurados, composto por pessoas de notório saber na área da dança, convidados pela comissão organizadora.

A hospedagem, a alimentação e o translado dos selecionados para a Etapa Estadual e seu acompanhante serão custeados pela Secretaria de Estado da Educação.

Os três primeiros colocados de cada categoria na etapa estadual serão contemplados com a seguinte premiação: 1º lugar, troféu e notebook; 2º lugar, troféu e celular; 3º lugar, troféu e tablet. As escolas dos campeões também receberão notebooks.

Cronograma de Inscrições

1º a 10/05

Guaraí

Gurupi

Porto Nacional

Tocantinópolis

15 a 24/05

Araguatins

Dianópolis

Palmas

Paraíso do Tocantins

29/05 a 07/06

Araguaína

Arraias

Colinas do Tocantins

Miracema do Tocantins

Pedro Afonso

Cronograma de Competições

22 a 27/05

Porto Nacional

Guaraí

29/05 a 03/06

Gurupi

Tocantinópolis

05 a 10/06

Palmas

Paraíso do Tocantins

12 a 17/06

Dianópolis

Araguatins

19 a 24/06

Miracema do Tocantins

Colinas do Tocantins

Arraias

26/06 a 1º/07

Araguaína

Pedro Afonso

29 e 30/08

Final Estadual

Gurupi