Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O advogado tocantinense Márlon Reis foi empossado na nova diretoria da Academia Brasileira de Direito (ABD), no último dia 11 de maio. A solenidade de posse aconteceu em evento realizado na cidade de Cuiabá-MT. O advogado foi empossado como diretor de Assuntos Legislativos, cargo que contará ainda com atuação do advogado Domingos de Aguiar Neto.

Houve ainda no mesmo evento o lançamento do II Congresso Internacional da Academia Matogrossense de Direito, com a abertura através de palestra do Ministro Humberto Martins, seguindo no dia subsequente, por juristas nacionais e internacionais, onde pode-se destacar o professor e advogado Leonardo da Cunha. Foi realizada também a reunião estratégica da ABD e do Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil, além de evento voltado para o público das universidades, consistentes na coleta de resumos expandidos, capitaneados pelo Coordenador do Mestrado da UFMT, Marcelo Antonio Theodoro. 

Perfil

Nascido em Pedro Afonso-TO, Márlon Reis formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1993 e, em 1997, tornou- se juiz de Direito. Ele foi o primeiro juiz brasileiro a exigir, nas últimas eleições municipais, a divulgação antecipada dos nomes dos doadores de campanha, com base na Lei de Acesso à Informação. A medida inspirou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a tornou obrigatória no País. Em 2000 liderou em conjunto com magistrados e promotores de justiça do Sul do Maranhão, campanha contra a compra de votos e realizou grandes audiências públicas que ficaram conhecidas como "Comícios da Cidadania contra a Corrupção Eleitoral". Dois anos depois, idealizou e fundou, com lideranças sociais, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reúne entidades para lutar pela reforma política por um projeto de lei de iniciativa popular.

Em 2004, recebeu o mais importante prêmio da magistratura brasileira ("Innovare - O Judiciário do Século XXI"). Em 2008, auxiliou a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, onde idealizou e coordenou 1.500 audiências públicas, durante a “Campanha Eleições Limpas”. Um ano depois, foi considerado pela Revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes e, em julho de 2012, foi o único brasileiro selecionado para representar o Brasil em um encontro mundial sobre cidadania, direitos humanos e mobilização social, no estado da Califórnia, EUA.

No mesmo ano recebeu o Prêmio UNODC, outorgado pelo Escritório da Organização das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime. Márlon já proferiu palestras no México, Malásia (Ásia), Tunísia (África) e Alemanha.

Empossados

Na oportunidade, também foram empossados o novo Presidente da Instituição Fábio Capilé, advogado Mato-grossense, o 1º Vice Presidente Ricardo  Bezerra, a 2ª Vice Presidente Elizete Lanzoni,  a Secretária-Geral Julhiana Miranda Melhoh Almeida, e o Secretário-Adjunto Júlio Antonio Lopes.

No Conselho Superior: Ynes da Silva Felix, Diego De Paiva Vasconcelos, Clóvis Cunha da Gama Malcher Filho, Viviane Coelho de Sellos Knoerr, Rita de Cássia Santana Cortez e Diego Mendes Sousa. Como Orador Oficial foi empossado o Ministro Marcelo Navarro  Ribeiro Dantas; como Diretor Cultural Fredie Souza Didier Júnior; como Diretoras de Relações Internacionais Ana Luíza Almeida Ferro, Viviane Coelho de Sellos Knoerr e Amini Haddad Campos; como Diretores de relações Institucionais o Ministro Humberto Martins e o advogado Valdetário Andrade Monteiro.

Tomaram posse, também, como diretor de Ações Sociais Tito Souza do Amaral; Diretor de Comunicação Diego Mendes Sousa, Diretores da Escola Superior Helio Gustavo Alves e Rodrigo Lima Vaz Curvo, e como Integrantes do Conselho Editorial,  Joaquim Falcão,  Sofia Miranda  Rabelo, Carmela Grune,  Ministro  Augusto Cesar Leite  Carvalho,  Lenio Streck, Cesar Mattar, José Horácio Halfield  Ribeiro e Celso Barros  Coelho Neto. 

O evento ocorreu na Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM) e foi prestigiado pela representante do Conselho Nacional de Justiça, para o ato, a também empossada Amini Haddad Campos, assim como, todos os membros da cúpula do Poder Judiciário estadual , quais sejam,  a Presidente do Tribunal de  Justiça do Estado de Mato Grosso a Desembargadora Clarisse Claudino da Silva, a Desembargadora Vice Presidente Maria Erotides Kneip, e o  Corregedor Geral de Justiça, Juvenal Pereira da Silva, além dos representantes da  Escola Superior da Magistratura, da Escola Superior do Ministério Público, da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, além de  diversas outras autoridades.