Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem ficar atentos ao prazo de entrega da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI), documento que reúne informações sobre a atividade empreendedora realizada ao longo do ano anterior. A regularidade na entrega dessa declaração é fundamental para a manutenção dos benefícios e para evitar problemas com a Receita Federal.

O prazo para a entrega da DASN-SIMEI se aproxima, e os MEIs têm até o dia 31 de maio para cumprir essa obrigação. É importante ressaltar que a declaração é obrigatória mesmo para aqueles empreendedores que não tiveram movimentação financeira ou emitiram notas fiscais durante o ano-calendário. A não entrega ou a entrega fora do prazo pode acarretar em multas e complicações legais.

A DASN-SIMEI é uma declaração simplificada que engloba informações como o faturamento bruto do negócio, despesas e contratação de funcionários, quando aplicável. Além disso, é necessário informar se houve a contratação de algum empregado durante o período e se o MEI exerceu alguma atividade específica que exige autorização especial, como profissionais de saúde, por exemplo.

A declaração pode ser preenchida e enviada de forma online, por meio do Portal do Empreendedor ou do aplicativo disponibilizado pela Receita Federal. Além de garantir a regularidade junto ao Fisco, a entrega da DASN-SIMEI permite a comprovação de renda, facilitando o acesso a serviços como empréstimos e financiamentos. A declaração também é importante para a manutenção dos benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade e auxílio-doença, e para a participação em licitações públicas.

Para facilitar o cumprimento dessa obrigação, é recomendado que os MEIs mantenham a organização das suas finanças ao longo do ano, registrando corretamente todas as receitas e despesas relacionadas ao negócio. Dessa forma, no momento de preencher a declaração, os dados estarão disponíveis e o processo será mais ágil e preciso.

Portanto, os Microempreendedores Individuais devem estar atentos ao prazo de entrega da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) e garantir o cumprimento dessa obrigação dentro do prazo estabelecido. O compromisso com a regularidade fiscal traz benefícios e evita problemas futuros, permitindo que os MEIs foquem no crescimento e no sucesso de seus empreendimentos.