Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agrotins também é espaço de debate e integração de ações das pastas do Governo do Tocantins para a implementação de políticas públicas para a agricultura familiar. Na tarde dessa quarta-feira, 17, a convite da Secretaria de Planejamento e Orçamento, gestores e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); Pesca e Aquicultura; Indústria, Comercio e Serviços (Sics); Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) reuniram para debater proposta do Projeto Tocantins Produtivo.

Esse novo projeto está sendo acordado com o Banco Mundial e prevê investimentos de cerca de U$ 300 milhões (aproximadamente R$ 1,5 bilhão), sendo que parte dos investimentos serão direcionados a um trabalho pioneiro com a agricultura familiar na construção de políticas públicas para o fortalecimento da categoria.

Segundo secretário da Seplan, Sergislei Silva de Moura, a proposta da reunião é discutir propostas levando em consideração os desafios, dentro da realidade hoje, que é manter o agricultor familiar produzindo campo. "Estamos com recursos à disposição de 300 milhões. E essa reunião é para colocar em discussão, de forma regular, e não só com a Seplan, mas como todos, de como trazer resultados, de como estabelecer e onde aplicar esses 300 milhões ", destacou o secretário Sergislei.

Plano Ater Tocantins

Na oportunidade, o técnico do Núcleo de Planejamento Estratégico do Ruraltins, José Carlos, acompanhado do gestor da pasta, Washington Ayres, apresentou o Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural do Tocantins, o Plano Ater Tocantins.

Esse plano tem propostas baseadas em três eixos, que são o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Tocantins; melhorias na infraestrutura e a modernização de equipamentos; e a capacitação e valorização profissional do servidor.

Nesse plano, o Ruraltins propõe oito cadeias produtivas prioritárias para serem trabalhadas dentro do plano, sendo duas ou três por região, conforme a vocação local.

Conforme o levantamento e apresentação do Núcleo, as cadeias produtivas prioritárias no Estado são: Apicultura e Meliponicultura, Mandiocultura, Avicultura Caipira, Fruticultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Piscicultura e Horticultura.

Washington destacou a importância na implantação de projetos que valorizam e fortalecem o trabalho da agricultura familiar

"Vivemos um momento importantíssimo, um momento de grande ânimo para a agricultura familiar, principalmente pelo entendimento do nosso governador Wanderlei Barbosa, de que o agricultor familiar é essencial na produção do alimento que chega a mesa do tocantinense, e esse projeto Tocantins Produtivo vem para somar com o trabalho que estamos desenvolvendo, que é o Plano Ater Tocantins. Na sexta-feira teremos aqui na Agrotins o dia D da Agricultura Familiar, onde teremos a assinatura de diversas parcerias, o lançamento oficial do Plano, e outras ações que colocam o Agricultor familiar no foco e na sua relevância para o setor produtivo do nosso Estado", ressaltou.