Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Daniel Andrade

Foto: Daniel Andrade

O Serviço Social da Indústria (Sesi) encerrou, nesse domingo, 21, a segunda etapa do Circuito Sesi Tênis de Praia 2023, ocorrida em Paraíso do Tocantins, na arena Tô na Areia. O evento, que contou com a participação de mais de 300 inscritos, premiou os vencedores e finalistas das 18 categorias.

Esta etapa do torneio, a segunda das sete programadas, teve início na quinta-feira, com os jogos da categoria 40+; na sexta-feira, 19/05 foi dia das categorias mistas; no sábado, 20/05, todas as categorias feminino e masculino; já no domingo, 21/05, as finais.

Rainer Cruz, proprietário da Arena Tô na Areia, parceiro na execução do Circuito, avaliou positivamente o evento e disse que a parceria com o Sesi deve seguir.

"Estamos super felizes com o resultado dessa 2ª etapa, que foi um sucesso. Paraíso teve um evento de primeira linha e estamos satisfeitos com o resultado dessa parceria, que deu super certo."

Marcada por muita emoção, a final da dupla masculina categoria A foi disputada ponto a ponto. O atleta Samir Braz destacou que o importante foi manter o equilíbrio mental na disputa. "A gente conseguiu se sobressair com o mental à frente dos nossos adversários, que já tinham ganhado da gente em competições passadas, mas conseguimos vencer eles nesta final. Estou muito, muito feliz de ter ganhado esta etapa e vamos continuar treinando o físico e o mental para ganhar as próximas", disse.

A categoria Feminino B é a com atletas mulheres com maior habilidade e tempo de prática da modalidade esportiva.

A Letícia Barbosa, da equipe campeã na categoria, falou da felicidade de participar dos torneios do Sesi e avaliou as diferenças e desafios que o modelo do Circuito Sesi proporciona aos competidores.

"É sempre um prazer enorme participar dos torneios do Sesi, que sempre contam com uma organização impecável; e sair vencedora é melhor ainda! Já estou ansiosa para as próximas etapas, e cada uma será um desafio diferente, pois são cidades diferentes, competidores diferentes, mas é isso aí, é treinar e ir para cima", disse a atleta.

Ranking

A classificação final vale pontuação para o ranking tocantinense de Tênis de Praia. Participaram do encerramento, além dos competidores, amantes e admiradores da modalidade.

Projetos de expansão

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e diretor Regional do Sesi, Roberto Magno Martins Pires, falou do crescimento do esporte no Tocantins e do sucesso de grande proporção que o Circuito Sesi de Tênis de Praia tem se tornado. "Quando a gente disponibilizou quadras de Tênis de Praia no Sesi Esporte, em Palmas, não tínhamos noção da dimensão que isto tomaria. O esporte cresceu tanto no Tocantins quanto no Brasil e foi acompanhando esse crescimento que tivemos a ideia de realizar o Circuito em sete etapas. Temos certeza, baseado na participação dos atletas nas duas primeiras etapas, do sucesso que será o Circuito completo."

O presidente antecipou, ainda, os planos para o Circuito Sesi de Tênis de Praia em 2024. "Estamos muito felizes com o evento e a ideia é que no ano que vem façamos 12 etapas, uma por mês, contemplando outras academias que não foram inseridas neste projeto piloto do Circuito. Pela ampliação do Esporte no Tocantins e o histórico de adesão ao torneio, acreditamos que o caminho é a ampliação", disse Pires.

Etapas

Neste ano, o Circuito Sesi de Tênis de Praia 2023 contará ainda com mais cinco etapas realizadas em quatro cidades: Araguaína, Gurupi e Palmas. Os atletas destaques e com maior pontuação em cada uma das categorias receberão premiações individuais ao final do circuito. Ao todo, durante todas as etapas, serão distribuídos R$ 128.000,00 em premiações.

Confira cronograma do Circuito

3ª etapa – 08 a 11 de junho – Araguaína – Na Praia Sports

4ª etapa - 10 a 13 de agosto – Araguaína – Lago Beach

5ª etapa - 28 de setembro a 01 de outubro – Palmas – Tody Sport

6ª etapa - 19 a 22 outubro – Gurupi – Tonareia

7ª etapa - 23 a 26 novembro – Palmas – Sesi Esporte