Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerada a quinta maior economia do Tocantins, a cidade de Paraíso do Tocantins recebeu na noite dessa segunda-feira, 22, a mais nova agência do Sebrae Tocantins, a Regional do Vale do Araguaia. A instituição atende atualmente 16 municípios da região. Paraíso do Tocantins conta hoje com 5. 621 empresas, sendo 3.116 Microempreendedores Individuais (MEI), 2.194 Microempresas (ME) e 311 Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Paulo Carneiro, pontuou que a agência é um importante polo para ajudar os pequenos negócios a potencializar a região do Vale do Araguaia. “O Sebrae é crucial para que os empreendedores invistam em seus negócios, e de fato, possam alavancar o crescimento de uma das maiores cidades do Tocantins. O nosso compromisso é aumentar a cobertura de atendimento para os pequenos negócios nos 16 municípios”, disse.

O superintende do Sebrae, Rérison Antônio Castro, destacou que o Programa Cidade Empreendedora tem desenvolvido constantemente os municípios e enfatizou a importância dos gestores no programa. “O Sebrae tem ajudado bastante as empresas e quando propomos o Cidade Empreendedora aos municípios e o prefeito abraça essa causa, entendemos que ele está em sintonia com o pensamento de desenvolvimento das cidades”, enfatizou.

Segundo a gerente do Sebrae, Renata Moura, para atender a gama de pequenos negócios que gira a economia da cidade, foi alugado um prédio com 362m² de área construída, pavimento térreo, com sala de atendimento, sala de reuniões, auditório, entre outros. “Foram investidos 196 mil reais para a restruturação da agência, que leva em consideração a modernização, conforto e acessibilidade. Tudo isso para atender bem os empresários paraisenses”, completou.

Território Empreendedor

Durante a cerimônia o Sebrae lançou na região do Vale do Araguaia a Estratégia dos Territórios Empreendedores. A iniciativa é um projeto piloto no Estado que busca a integração das lideranças públicas, privadas e do terceiro setor para o desenvolvimento econômico dos municípios.

Na ocasião, os prefeitos de Abreulândia, Caseara, Paraíso, Divinópolis e Pium assinaram o Termo de Intenção para participar da Estratégia Território Empreendedor. A partir desta assinatura, os gestores terão a possibilidade de trabalhar às necessidades do território, através das lideranças locais para estruturar uma agenda de desenvolvimento na região do Vale do Araguaia. 

Janaina Peres, analista técnica de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, destacou que o Sebrae lançou a Estratégia dos Territórios, que é dividida em oito encontros, está alinhada ao propósito do Sebrae que é transformar os pequenos negócios em protagonistas do Brasil. “O Vale do Araguaia conta com 16 municípios e nós contamos muito com a participação dos gestores, porque eles também irão compor essa governança que é trabalhada em rede. Entendemos o desenvolvimento territorial como um processo, por isso não tem dia para acabar”. 

Cidade Empreendedora

Também na cerimônia de inauguração, o Sebrae Tocantins entregou à gestão de Paraíso do Tocantins o Plano Municipal de Turismo, que faz parte da estratégia de atuação do Programa Cidade Empreendedora. 

Celson Moraes, prefeito de Paraíso do Tocantins, enfatizou que o município tem o objetivo de sempre trabalhar em prol da população, também por meio da entrega de políticas públicas para o município. Ele ainda realçou que o Sebrae tem um papel importante para o Vale do Araguaia. “Todo mundo tem muito orgulho de falar bem do Sebrae e quem ganha é o povo e as pessoas que precisam desse trabalho. O Sebrae sem sombra de dúvidas é um dos nossos maiores parceiros”, finalizou.