Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nascida em Vacaria, Rio Grande do Sul, Taiane Santi Martins tem poemas e contos em coletâneas e revistas, e é editora da Travessa em Três Tempos, revista literária que fundou em 2010. É doutora em Escrita Criativa e formada em História e em Letras.

A história a ser recebida pelo Clube de Leitura Sesc é o primeiro romance escrito por Taiane, que venceu o Prêmio Sesc de Literatura de 2022. Parte do livro foi escrito na Ilha de Moçambique, onde a autora residiu por um tempo. 

Mikaia

O romance narra, através da busca de Mikaia que é dançarina de balé e sofre uma amnésia repentina, a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil em Moçambique. A história é narrada por múltiplas vozes usando de diferentes maneiras para tratar de um passado traumático. Enquanto Mikaia quer se lembrar, Simi, que é sua irmã, quer esquecer, e sua avó Shaira decide silenciar.

O desenrolar da história se dá entre o embate das irmãs: Mikaia tentando recuperar um passado que lhe foi roubado e os retalhos de memória confusos, e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos às custas do esquecimento.

O Clube de Leitura

Acontece mensalmente nas cidades de Palmas e Araguaína, com a proposta de levar a debate obras de diversos autores que abordam diferentes questões diferentes do nosso tempo, reunindo as pessoas e criando um ambiente de interação. Os encontros acontecem de maneira lúdica e estimulante nas bibliotecas das unidades. Se você gosta de leitura e de conversar sobre essa atividade é para você!