Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Foto: Mirdad

Foto: Foto: Mirdad

O plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins recebeu pioneiros, autoridades, representantes do executivo e legislativo, lideranças comunitárias e empresários para a Sessão Solene em homenagem aos 34 anos de Palmas, celebrados no sábado (20). 

Em seu discurso, o deputado Eduardo Mantoan relembrou fatos e personalidades marcantes desde que chegou a Palmas, aos 25 anos. “Aqui fiz amigos, tive grandes mestres da boa política como o eterno governador Siqueira Campos, responsável pela paixão que sinto pelo Tocantins. Advogar para ele foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Sou grato à ele, assim como sei da gratidão que tem por mim, demonstrada em diversos momentos, inclusive nas urnas”, relembrou o parlamentar. 

O deputado Mantoan também ressaltou a importância da prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan na sua vida e na gestão da capital. “Tenho a honra de contar com o apoio da minha esposa Cinthia e dos nossos filhos, o palmense raiz, Vittorio e o palmense de coração, João Antônio. A prefeita é um exemplo de mulher aguerrida, gestora corajosa, decidida, que não deixa de tomar as decisões mais difíceis. Como fez ao assumir o transporte público da capital, ao garantir o acesso à saúde com as UPAs de portas abertas para a população e investir mais do que o preconizado na saúde, ao tornar a educação 1º lugar nos anos finais e 2º lugar nos anos iniciais no Ideb, ao enfrentar a pandemia, também ocupamos o 1º lugar no ranking de cidades sustentáveis da região Norte, entre tantos outros destaques. Como o deputado de Palmas, reafirmo meu compromisso em continuar lutando pelo seu desenvolvimento merecido e por um futuro próspero da nossa capital”.

Durante a solenidade, o deputado Eduardo Mantoan homenageou dois pioneiros, que fizeram e continuam fazendo história no Estado: Hiram Melchiades Torres Gomes e Roberto Magno Martins Pires. 

Perfil dos homenageados

Foto: Mirdad 

Hiram Melchiades Torres Gomes é sergipano de Propriá, filho de José Gomes Sobrinho e Gilda Torres Gomes, casado com Rosangela Lara Torres Gomes, pai de cinco filhos. É graduado em direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão - Goiás. Foi Diretor de Planejamento da BRK Tocantins. Coordenador administrativo pelo Estado do Curso de pós-graduação de Gestão Pública e Qualidade de Serviços com habilitação à docência realizado pela Unitins UFBA. Já exerceu cargos de diretor de Desenvolvimento e Organização da Secretaria de Administração do Estado, subsecretário da Casa Civil nos anos de setembro de 2009 a janeiro de 2011 e assessor jurídico do Projeto Orla. 

Foi vereador na Capital pelo PSDB entre 2015 e 2016 e presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Palmas. Diretor da Secretaria de Administração do Tocantins e Assessor do Gabinete do Governador do Estado.

Presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, aposentou-se em 2015 como funcionário público efetivo da Casa no cargo de procurador Jurídico. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Municipal da Secretaria de Parcerias e Investimentos, bem como responde como Presidente do Conselho de Gestor do Programa de Parcerias e Investimentos (CPPI - Palmas).

 Foto: Mirdad 

Roberto Magno Martins Pires é empresário com negócios nos segmentos da construção civil, imobiliário, hotelaria, agropecuária e de concessionária de veículos. Foi presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins (SINDUSCON/TO) em 2 gestões e, a partir de outubro de 2009, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

Foi eleito por unanimidade presidente da Fieto por quatro mandatos (quadriênios 2012/2016, 2016/2020, 2020/2024 e 2024/2028). É presidente do Conselho do Senai/TO, diretor Regional do Sesi/TO e diretor do Núcleo Regional do IEL/TO. É diretor e integrante do Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2022, foi eleito presidente da Ação Pró-Amazônia, associação que reúne os 9 estados membros da Amazônia Legal.

Filho do pioneiro, empresário e agropecuarista Luiz Pires, o presidente da Fieto vive e empreende no Estado há 30 anos. É casado com a dermatologista Letícia Pires e pai de Luiz Gustavo, Maria Laura, Valentina e Manuela.