Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: SSP/TO

Foto: SSP/TO

A Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc) e a 2ª Delegacia de Polícia de Palmas deram cumprimento a mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira, 29, no Jardim Aureny III, em desfavor de um homem investigado por furto e tráfico de drogas em sua residência.

Nas primeiras horas da manhã, os policiais adentraram a casa e conseguiram render o homem por uma das janelas do imóvel. Durante as buscas, foram encontradas porções de maconha, balança de precisão e munições.

“Os mandados foram cumpridos após representação da 2ª Delegacia de Palmas, objetivando recuperar equipamentos informáticos que foram furtados de estabelecimento empresarial. Com o avançar das investigações, obteve-se também informações da prática de tráfico de drogas e fabricação de armas de fogo”, explicou o delegado Gregory Almeida, da 2ª DP.

O delegado da 1ª Denarc, Thiago Bustorff, explicou que a delegacia prestou apoio à ação e que o homem deve ser autuado por tráfico majorado pela corrupção de menores, já que um menor de 14 anos vinha prestando auxílio às atividades criminosas. “Durante as investigações percebeu-se que ele praticava a microtaficância, inclusive com registros de pesagem de drogas e fabricação de arma artesanal”, explicou o delegado da Denarc, Thiago Bustorff.

Microtraficância

O delegado Thiago explica ainda que a microtaficância é a atividade de traficar em pequena escala, mas que essa prática é tão perigosa quanto as demais. “Essas pessoas ficam na ponta da traficância, vendendo pequenas quantidades para usuários. O homem que foi preso hoje tem ligação com uma organização criminosa, daí a importância dessa ação”, explicou.

No local também foram encontrados outros objetos como aparelhos celulares e equipamentos de iluminação, que possivelmente são oriundos de outras atividades criminosas. A investigação prosseguirá com o objetivo de restituí-los a seus proprietários.

O homem foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Palmas onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Capital.

Reforço à Denarc

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destaca que este tipo de operação será reforçado na Capital, principalmente na região Sul de Palmas. “O delegado Thiago assumiu recentemente a delegacia com o objetivo de intensificar as ações da Denarc e outras prisões vão ocorrer. Todas as delegacias estão trabalhando em conjunto, continuamos envidando todos os esforços para diminuir os índices de criminalidade, especialmente os de homicídios que estão intimamente ligados a disputas entre facções. Com esta prisão, mais um faccionado foi tirado de circulação”, destacou.