Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Senar

Foto: Divulgação Senar

Para o pecuarista Alberto Sousa Brito, da Fazenda Santo Antônio, no município de Babaçulândia, no norte do Tocantins, a terra é o nosso maior patrimônio. "Então a gente tem que cuidar, adubar, tratar bem e fazer os manejos adequados para a gente conseguir tirar dela os resultados que a gente deseja”. 

A fazenda de Alberto foi sede do Dia de Campo que encerra o programa Médio Produtor do Senar Tocantins. A iniciativa já atendeu, nos últimos dois anos, cerca de 500 produtores rurais de Araguaína e dos municípios da região norte que estão na área de influência do município e atuam na atividade bovinocultura de corte.

Segundo o diretor de ATeG, Fabrício Vasconcelos, a iniciativa do Senar mostrou aos pecuaristas da região que a atividade depende de uma série de fatores para valer a pena e ser lucrativa e isso passa, necessariamente, pela intensificação das pastagens.

“O Senar atua considerando as particularidades de cada propriedade, mas sempre com a intenção de mostrar a importância dos investimentos na melhoria das pastagens e da genética dos animais, no manejo adequado e na gestão da fazenda para proporcionar resultados e melhorar a renda e a vida no campo”.

Ele destacou ainda que esse trabalho também está ajudando na sucessão familiar, porque o trabalho costuma envolver toda a família, despertando nos filhos o desejo de dar continuidade aos negócios dos pais.

Rentabilidade 

A Fazenda Santo Antônio vem sendo assistida pelo Senar desde 2016. E já passou por programas como o ABC Cerrado, Agro Senar e mais recentemente pelo Médio Produtor. Mas foi mais recente que os proprietários perceberam o salto de qualidade e o crescimento dos ganhos.

Segundo a técnica de campo, Leiliany Andrade, a maior parte dos 142 hectares da propriedade dedicados às pastagens já foi recuperada. Isso permitiu que o produtor mantivesse uma taxa de ocupação elevada, acima de 3 U/A nos módulos, mas agora com uma melhor capacidade de suporte e ganhos de peso mais significativos.

“Chegamos aqui a um ganho médio de 890 gramas animal/dia, que é excelente aqui para a região”, destacou a técnica de campo que assiste a propriedade. O supervisor de ATeG, Aridouglas Araujo, que já deu assistência na fazenda, destacou os avanços na propriedade e a ousadia do produtor que é aberto a experiências.

Uma dessas experiências está em curso. Ele plantou o capim híbrido dunamis, uma variedade oriunda do braquiarão (marandu) com o braquiarinha (decumbens) que até agora está apresentando bons resultados. Para consolidar a experiência, vai ser observado como a pastagem reagirá no período de seca.

No dia de campo, o Senar Tocantins contou com a parceria do Circuito BB Agro. Os participantes tiraram dúvidas sobre acesso a crédito e linhas de investimento no banco. O Senar vai continuar ofertando assistência aos produtores em bovinocultura de corte com outros programas.