Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O talentoso quadrinista tocantinense Álvaro Maia está ganhando destaque no cenário nacional ao lado de renomados ilustradores brasileiros no livro "Grandes sucessos: música popular em quadrinhos".

Em uma matéria publicada no jornal O Globo nesse domingo, dia 28 de maio, o jornalista Télio Navega apresenta a produção da Editora Brasa, que reúne oito versões em quadrinhos para clássicos da música brasileira, cada história sendo criada por um artista diferente. Entre os ilustradores, estão nomes como Lelis, reconhecido internacionalmente e com participação no Festival de Angoulême, e Gidalti Jr., vencedor do Prêmio Jabuti.

Álvaro Maia, que em 2021 lançou o álbum "Kriança Índia" e em 2022 o álbum "Vicente", participa dessa coletânea ao adaptar para os quadrinhos o clássico de Belchior intitulado "Apenas um rapaz latino-americano". As aventuras surreais de Belchior ganham vida nas páginas, repletas de cores fantásticas, surpreendendo e encantando os leitores.

"Grandes sucessos: música popular em quadrinhos" é o primeiro volume da coleção "Música Popular em Quadrinhos, MPQ", lançada pela Brasa Editora. O livro apresenta oito histórias em quadrinhos originais, inspiradas nos grandes sucessos da Música Popular Brasileira, MPB. São obras que unem a arte das ilustrações e a magia das canções, proporcionando uma experiência única para os leitores, que poderão ler, ouvir e se maravilhar.

Cada história conta com a contribuição de um quadrinista convidado, resultando em oito faixas de quadrinhos coloridos e em preto e branco, com 29 páginas cada. Além de Álvaro Maia, outros talentosos artistas fazem parte desse projeto, trazendo suas visões únicas para clássicos da MPB.

O livro "Grandes sucessos: música popular em quadrinhos" é um projeto criado em parceria entre a Brasa Editora, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o Programa Brasil em Quadrinhos, o Instituto Guimarães Rosa (IGR) - Lima e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Essa colaboração entre diversas instituições e artistas destaca a importância e o reconhecimento da arte dos quadrinhos e da música popular brasileira.

A obra já está disponível para aquisição no site da Brasa Editora.