Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Três estudantes do Tocantins foram convidados para o Encontro de Medalhistas e Premiação da 16ª e 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que será realizado no dia 5 de junho, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A solenidade nacional contará com a participação de 1.089 jovens de todas as regiões brasileiras e representa uma oportunidade única em suas vidas.

Participarão da solenidade: Gabriel Abreu Martins Soares, medalhista de ouro na 16ª edição da Obmep representa a Escola Presbiteriana de Colinas, do Tocantins, instituição de ensino conveniada com a Secretaria da Educação. Samara Dias Caldas, medalha de ouro na 16ª Obmep e Natália Cipriano Portilho, medalha de ouro 17ª Obmep, ambas estudam na Escola Municipal Anne Frank, de Palmas.

Os estudantes participarão de um jantar de boas-vindas, de atividades culturais, de sorteios e da cerimônia de premiação. O professor Paulo Cleber, coordenador regional da olimpíada TOO3 Palmas, explicou que os estudantes terão todas as despesas da viagem patrocinadas pela Organização da Olimpíada.

Colecionador de medalhas

Gabriel tem 15 anos, coleciona uma medalha de prata e duas de ouro, alcançadas em 2018, 2019 e 2021. Ele estuda a 2ª série do ensino médio, no Colégio Militar João XXIII, quando conquistou a última medalha, Gabriel estudava no Colégio Presbiteriano de Colinas. Ganhar medalhas já faz parte da história do estudante Gabriel. “Desde o início da minha participação nas olimpíadas, eu tive o incentivo de amigos, professores e da família, principalmente, meus pais, que sempre me apoiaram durante todo o trajeto”, contou.

Para o estudante Gabriel, participar de uma solenidade de premiação nacional representará uma grande oportunidade na vida. “Para mim, é uma conquista muito importante. Sei que essas premiações podem ser de muita ajuda no futuro, como em indicações a bolsas de estudos, então, sou muito grato a Deus e a todos que me apoiaram por essa valiosa conquista. Espero conseguir mais resultados em edições futuras”, ressaltou.

Gabriel é filho de Aldean Abreu Martins Soares e de José Soares da Cunha Filho, ambos formados em pedagogia. Aldean é coordenadora de programas e projetos na Escola Presbiteriana de Colinas e o pai trabalha na APAE como coordenador financeiro. A família incentiva Gabriel a estudar e a participar das olimpíadas escolares.

O professor William Carlos de Sousa Luz, coordenador da Obmep TOO2 da regional de Araguaína, destaca o significado da cerimônia de entrega de medalhas na vida dos estudantes. “Participar dessa solenidade é uma oportunidade única para os alunos receberem reconhecimento público por seus desempenhos na matemática. Além disso, eles têm a chance de interagir com outros estudantes talentosos de todo o país, compartilhando experiências e conhecimentos, e também têm a oportunidade de conhecer personalidades importantes da área da matemática e da educação, ainda pode ser considerado um marco importante na trajetória acadêmica dos alunos, podendo abrir portas para futuras oportunidades educacionais e profissionais”, afirmou.

A olimpíada

A olimpíada é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que já reuniu mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.