Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Graziela Duarte

Foto: Graziela Duarte

A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) realizou nessa quinta-feira, 1º de junho, a primeira reunião do grupo de trabalho do programa Produtos da Terra – política pública de desenvolvimento socioeconômico do Governo do Tocantins consolidada pelo programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics). O Produtos da Terra será lançado oficialmente pelo governador Wanderlei Barbosa no dia 28 de junho.

De acordo com o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, o programa foi idealizado para fortalecer arranjos produtivos locais em todos os 139 municípios, “fomentando empreendimentos coletivos, como cooperativas e associações de pequenos produtores. O programa pretende estruturar agroindústrias e centros de comercialização em todo o Estado, desde a produção até a comercialização, agregando valor ao trabalho e produtos”, destacou.

Ainda de acordo com Carlos Humberto, o programa vai viabilizar a descentralização da economia do Estado. “Atualmente, cerca de 73% da atividade econômica do Tocantins está concentrada em apenas 12 municípios. O que vai descentralizar essa atividade é a agricultura familiar e as agroindústrias, que têm o potencial de melhorar todos os indicadores nos municípios tocantinenses, gerando emprego e renda, e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida das comunidades, pois o desenvolvimento econômico precede a justiça social”, completou o secretário.

O programa Produtos da Terra terá abrangência nas oito regiões econômicas do estado: Bico do Papagaio; Norte; Meio-Norte; Metropolitana; Vale do Araguaia; Jalapão; e Sudeste. O grupo de trabalho – formado por órgãos do Governo do Tocantins e outras instituições público-privadas – vai auxiliar na identificação dos arranjos produtivos locais e de projetos e iniciativas que necessitem de fomento.

“É necessário identificar onde já existem cadeias produtivas estruturadas e que podem ser melhoradas. Há outros parceiros, como a Embrapa, que já atua na cadeia produtiva da pesca, por exemplo, e incentivam a agroindústria de pequeno porte. Podemos formalizar parcerias para fomentar as atividades tornando-as unidades de referência técnica”, afirmou a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, e membro do GT, Miyuki Hyashida.

O projeto começará ainda neste ano, beneficiando inicialmente 25 iniciativas; o valor do recurso para 2023 é de R$ 12 milhões. O Produtos da Terra prioriza o ecossistema local de desenvolvimento econômico, incluindo as comunidades no processo, viabilizando a sucessão e fixação do homem do campo e de comunidades de povos originários e tradicionais em seus locais de origem.

“É um projeto profícuo, dada a capacidade técnica dos membros desse grupo de trabalho, e o alcance dessa política pública. Os povos indígenas e tradicionais necessitavam dessa oportunidade que vai mudar a realidade das comunidades no interior do estado”, destacou a secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria.

O grupo de trabalho é composto por: Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea); Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-TO); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto); Sebrae-TO; Sescoop-TO; e Instituto Meio.