Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Cumprindo agenda institucional no interior do Tocantins, o governador em exercício, Laurez Moreira, assinou ordem de serviço para início da reforma do Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho, em Dianópolis, na tarde dessa sexta-feira, 2. A obra será executada graças ao repasse de R$ 1,6 milhão, oriundos do Governo do Tocantins, através da Secretaria dos Esportes e Juventude (SEJU).

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço aconteceu na Avenida Wolney Filho, em frente à sede do Ginásio Poliesportivo e contou com a presença de autoridades políticas locais, estaduais e federais. Entre as ações previstas estão a reestruturação na acessibilidade do prédio, reforma na cobertura, no paisagismo, nos vestiários, pinturas, dentre outras adequações.

Laurez destacou o cuidado que o Governo do Tocantins busca ter com obras essenciais aos tocantinenses. "O governador Wanderlei Barbosa tem olhado onde há obras paradas e procurado realizá-las dentro de sua gestão, porque é um absurdo você ver um ginásio desse porte e importância durante muitos anos, fechado", pontuou ao salientar que a empresa licitada para realizar a obra de recuperação do Ginásio é do município de Dianópolis. "Fico feliz em dar a ordem de serviço para o empresário dessa cidade, uma pessoa de credibilidade e que, tenho certeza, contratará todos os trabalhadores dessa obra aqui em Dianópolis".

O secretário executivo da SEJU, Atos Gomes, esteve no evento representando o secretário Elenil da Penha. Na ocasião, lembrou que a obra atende a uma requisição apresentada pelo deputado estadual, Léo Barbosa. "O parlamentar fez essa reivindicação e nós não poderíamos deixar de atender. Nossa Secretaria é uma pasta nova. O Tocantins ficou nove anos sem uma secretaria para discutir e debater políticas públicas de juventude e esporte e, graças ao governador Wanderlei, estamos aqui hoje para dar início a essa obra que, com certeza, beneficiará nossos jovens e atletas, não só de Dianópolis, mas de toda região sudeste", pontuou.

Ana Vitória Malta, de 15 anos, é atleta de handebol feminino sub-17 do Colégio João De Abreu e está ansiosa para poder treinar e praticar o esporte em uma quadra adequada. "Não temos quadras nas medidas específicas aqui em Dianópolis. Recentemente, a gente competiu em uma cujo tamanho era metade da ideal. Com essa obra, a gente vai ter um espaço certo e adequado para as competições", projetou a jovem atleta.

O professor de Educação Física do Colégio João de Abreu, Rogério Borges dos Santos, reside em Dianópolis desde 2012, ano em que ocorreu o último jogo no Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho. "Essa obra vai melhorar muito o esporte da nossa cidade, visto que o último JETs realizado no ginásio foi no ano que eu vim morar aqui. Desde então, o ginásio está fechado", disse Rogério, ao destacar que Dianópolis é sede da Regional de Esportes do Sudeste tocantinense e que 10 municípios convergem para a cidade quando há campeonatos estaduais. "Todo ano, temos que procurar espaços que não são ideais para realizar essas competições. Com essa reforma, conseguiremos até receber as torcidas, visto que nenhuma quadra que dispomos conta com arquibancada", animou-se.

Também presente na assinatura da ordem de serviço, o prefeito de Dianópolis, José Salomão, disse que o momento é de esperança. "Nossa cidade merece viver a esperança de dias grandiosos como o de hoje. Que estejamos unidos em prol do desenvolvimento em progresso da nossa gente. Que essa obra seja executada com maestria para, em breve, estarmos aqui para a sua valiosa reinauguração", afirmou.

O engenheiro responsável pela execução das obras, George Braun Póvoa, confirmou que o prazo de entrega da obra é de 12 meses. "Vamos seguir o cronograma do edital e, assim, garantir a entrega dentro do prazo estipulado de um ano", afirmou e observou que a situação atual do prédio é complexa: "a estrutura continua boa, mas ele está bastante deteriorado, sobretudo na parte de acabamento. Iremos fazer as adequações necessárias para entregar com segurança e qualidade". O engenheiro, natural de Dianópolis, relembrou, inclusive, de momentos em que praticou esportes neste complexo esportivo. "Para mim vai ser uma responsabilidade e orgulho imensos poder estar à frente desta obra, porque sou daqui e pratiquei muito esporte, quando criança, neste ginásio", concluiu.

Para finalizar, o ex-prefeito da cidade e atual secretário de turismo do Estado, Hercy Filho, também presente na solenidade, lembrou do tempo de luta para que esta obra fosse retomada. "Peço que Laurez leve nosso agradecimento ao governador Wanderlei por esta importante obra, como tantas outras que ele vem fazendo e retomando em todo o Estado, sobretudo por representar um respeito para com a juventude de Dianópolis".

Estiveram presentes, ainda, os deputados estaduais Gutierres Torquato e Léo Barbosa, o deputado federal Ricardo Ayres, o presidente da Câmara Municipal, vereador Maninho do Zorra, dentre outras autoridades da região.