Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Bahia Farm Show terá a sua 17ª edição aberta ao público nessa terça-feira, 6, com a expectativa de se consolidar como uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do Brasil. Luís Eduardo Magalhães, cidade sede, será durante cinco dias a capital do agronegócio nacional e a edição encerra o calendário anual de eventos de negócios do setor em 2023. Diante dos bons resultados no campo e do mercado aquecido, a perspectiva é ultrapassar os R$ 7,9 bilhões em negócios com a comercialização do que há de mais moderno em tecnologias agrícolas para se produzir cada vez mais, de forma mais eficiente e sustentável. Está confirmado nesta edição um número recorde de expositores, com 420 empresas representando cerca de 1200 marcas, que vão demonstrar todo o potencial em máquinas, equipamentos e serviços de um agro sem fronteiras e cada vez mais internacional.

A cerimônia de abertura será realizada a partir das 9h30 com as presenças confirmadas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pelo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, ministros de Estado, secretários de governo, prefeitos da região, produtores rurais, expositores e demais autoridades constituídas, que serão recepcionadas pelo anfitrião do evento, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi. Após o término da solenidade, os portões do Complexo Bahia Farm Show ficarão abertos para a visitação do público com bilheteria gratuita até às 14h. A organização prevê que cerca de 100 mil pessoas circulem pelo complexo Bahia Farm Show até o último dia da feira, no sábado, 10.

Com foco na difusão de conhecimento e tecnologia, a programação da Bahia Farm Show continua, às 15h, no auditório da Aiba, com o tradicional fórum televisionado pelo Canal Rural, e que trará como tema principal “O sistema do plantio direto: potencialidades e desafios”. A programação no primeiro dia segue com visitas, palestras e rodadas de negócios até às 20h. A feira vai abrigar dentro da programação oficial cerca de 20 palestras e debates com soluções em energia limpa e renovável, digitalização das etapas do processo de monitoramento de pragas, boas práticas sustentáveis, certificação ambiental, desafios da sucessão familiar, cobrança de impostos como Funrural, dentre outros. A programação completa está disponível e pode ser acessada diretamente no site: https://bahiafarmshow.com.br/grade-de-palestras/

Para o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, o cenário animador com a colheita da safra de grãos nos campos do Matopiba e os bons resultados das feiras que antecederam a Bahia Farm leva a acreditar que as empresas que estarão no evento terão sucesso no fechamento dos negócios. “Um importante elo da feira, bancos e agências de fomento, estará aqui para oferecer as melhores condições em crédito com juros e prazos que vão incentivar os produtores rurais a comprar as tecnologias necessárias e adequadas aos seus negócios”, afirma. Para facilitar a aquisição de crédito agrícola, estarão presentes nesta 17ª edição: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Original, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Santander, Sicredi e Sicoob, que também são patrocinadoras da Bahia Farm Show, juntamente com o Governo da Bahia, Neo Energia, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Senar/Faeb e WP Agro Empresarial.

Infraestrutura ampliada

Para abrigar mais expositores e garantir conforto aos visitantes, a Bahia Farm ampliou em 17% a área destinada às empresas, expandiu o estacionamento, que se mantém gratuito, construiu um novo restaurante com capacidade para 700 pessoas, e nova sede da Aiba, que conta com auditório para 200 pessoas. O complexo abriga ainda duas áreas de alimentação, uma área de food truck, campos experimentais, exposição fotográfica, praça do museu com máquinas e veículos antigos, área destinada à comercialização de produtos e artesanatos da agricultura familiar. Passeios de balão e de helicóptero, pista de test drive de veículos, playground para as crianças também serão opção de entretenimento para os visitantes. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos de forma antecipada, evitando filas, pelo site https://ingresso.wiesoo.com/. Parte da renda será revertida ao Hospital do Oeste.