Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tariana Zacariotti

Foto: Tariana Zacariotti

O picadeiro mais conhecido do Norte do País, o Festival de Circo de Taquaruçu celebra dez anos de história e anuncia edição comemorativa. O evento acontece de 29 de junho a 2 de julho e reúne dezenas de atrações de diversos países.

Com o tema “10 anos com um Norte”, o Festival vai reunir, além das tradicionais atrações circenses, muitas oficinas, rodas de conversa e shows musicais, que logo serão anunciadas no canal do Instagram do Festival. Todas as atividades são sempre gratuitas e abertas a toda comunidade visando à formação circense e a formação de público. A realização é do Circo Os Kaco com produção executiva da produtora IUNA Criativa.

De acrobacias ousadas a contorções alucinantes, o festival se tornou um ponto de acesso global para entusiastas de circo e aficionados por entretenimento. “Um caldeirão de culturas, com artistas vindos de diversos cantos do mundo, cada um adicionando seu talento único e influências culturais ao espetáculo”, anuncia o diretor artístico do Circo Os Kaco e organizador do evento, Kadu Oliviê.

A produtora executiva do Festival de Circo de Taquaruçu, Marcela Pultrini, complementa que os dez anos de sucesso do Festival confirmam a importância da arte circense como bem cultural para a comunidade. Ela complementa ainda que o acesso a esse patrimônio imaterial ocorre por meio de todas as formas de arte, mas o circo tem o diferencial de agregar uma diversidade de manifestações, como o teatro, a dança e a música.

A importância desse festival pioneiro no Norte do país é multifacetada e abrange vários aspectos que contribuem para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região como: promoção e preservação da cultura local, estímulo à criatividade e inovação, atração de turistas e desenvolvimento econômico, estímulo à formação profissional e geração de empregos e fomento da integração social e comunitária. Como pioneiro, o festival abre caminho para o crescimento e o reconhecimento do circo na região, deixando um legado duradouro para as gerações futuras.

A moradora do distrito de Taquaruçu e artista circense, Vitória Feitosa, iniciou sua trajetória artística como aluna do Circo e hoje integra a equipe. “Através do Festival, eu tive a oportunidade de fazer oficinas no circo e hoje sou uma profissional circense. O Festival mudou a minha vida.”

História

Nestes dez anos de história, já passaram pelo Festival de Circo de Taquaruçu mais de 600 artistas, de mais de 10 países e de mais de 20 estados brasileiros, cerca de 300 trabalhadores da cena e 50 voluntários, oferecendo programação de altíssima qualidade artística e técnica para mais de 50 mil pessoas.

Circo Os Kaco

A Cia Os Kaco foi criada em 2009 e desde então circularam pelo centro-oeste, sudeste e norte do país, chegando até ao distrito de Taquaruçu, em Palmas, onde decidiram permanecer e fixar suas atividades desde 2013 oferecendo aulas de circo e capoeira angola de forma gratuita e aberta à comunidade.

No ano de 2014, formalizaram-se como Associação Companhia Os Kaco e em 2016 conquistaram uma sede própria cedido pela Prefeitura de Palmas, onde desenvolvem além das atividades de circo, oficinas de construção de brinquedos e instrumentos musicais, oficinas de percussão, capoeira angola e educação ambiental – utilizando dos princípios da permacultura como as técnicas de bioconstrução e agroecologia. No ano de 2015, a Cia foi reconhecida pelo MinC como Ponto de Cultura através do edital Cultura de Redes - Premiação a Redes Culturais do Brasil - Categoria Local.

Desde 2009, a Companhia integra a Rede Circo do Mundo Brasil e da Rede Corpo Bambu. Com ações pautadas na responsabilidade social e ambiental através do projeto “Arte e Cidadania no Circo”, a sede do Centro Cultural Circo Os Kaco funciona como uma casa de espetáculos na qual recebem circulação de peças teatrais, circenses, musicais, performances e artes integradas.