Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O governador em exercício, Laurez Moreira, prestigiou a cavalgada da ExpoBrasil 2023, em Paraíso, na tarde desse domingo, 4. Organizado pelo Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins (SRP), a já tradicional passeata de cavaleiros e amazonas faz parte de uma das maiores feiras agropecuárias do Tocantins.

A cavalgada da ExpoBrasil é uma das atividades propostas pela organização do evento e ocorre anualmente. A concentração dos cavaleiros e amazonas ocorreu às 15 horas, na região sul da cidade, entre o Parque Industrial e o Setor Nova Fronteira. A passeata com todos os participantes saiu da Avenida 23 de outubro e seguiu pelas avenidas Transbrasiliana e Bernardo Sayão, até a Rua Bernardino Maciel. De lá, todos seguiram para o Parque de Exposições.

Laurez Moreira falou sobre a importância deste evento não só para Paraíso, mas para toda a região. "A ExpoBrasil expõe a força da pecuária de Paraíso e região, movimentando muito o comércio local e gerando empregos", disse. O gestor reforçou a tradição da festa, agradecendo a oportunidade de estar presente no evento. "Todo mundo ganha quando se fomenta uma festa tradicional, porque reforça a identidade de um povo. É com muita alegria que participo dessa cavalgada", disse em agradecimento ao SRP.

O presidente do SRP, Rogério Moraes destacou a alegria sentida e agradeceu as parcerias, primordiais para a realização de mais uma cavalgada. "Agradeço às comitivas e a todas as pessoas presentes, sem esquecer dos poderes públicos, Prefeitura de Paraíso e Governo do Tocantins, pela parceria". Sobre a tradição do evento, o presidente ressaltou o resgate aos costumes do homem do campo: "A ExpoBrasil fomenta a economia local e resgata a tradição das cavalgadas do homem do campo. Nós temos comitivas que marcharam por três dias para participar da nossa cavalgada. Isso é o resgate da cultura do homem do campo, das pessoas do bem e que gostam do agronegócio", pontuou.

O evento contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café; dos deputados federais Carlos Gaguim e Ricardo Ayres; dos deputados estaduais Nilton Franco e Vanda Monteiro; do prefeito de Paraíso, Celso Morais, entre outras lideranças políticas e da área do agronegócio.

ExpoBrasil 2023

A ExpoBrasil de Paraíso é uma das maiores Feiras Agropecuárias realizadas no Tocantins e oferece uma série de atividades como exposição de animais, torneio leiteiro, oferta de crédito por instituições bancárias, palestras e cursos, além de comercialização de máquinas, equipamentos, veículos e implementos agrícolas. O objetivo da feira é promover o desenvolvimento e aprimoramento do setor agropecuário.

A estimativa do Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins (SRP) é que a ExpoBrasil receba um público de 150 mil pessoas, durante os 10 dias de evento. Outro dado divulgado pelo Sindicato é que o evento tenha gerado mais de 300 empregos diretos e indiretos.