Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador do Tocantins em exercício, Laurez Moreira, entregou nesta terça-feira, 6, viaturas e equipamentos para a Polícia Militar (PMTO). A entrega ocorreu durante abertura do Seminário Estadual de Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, evento que reuniu aproximadamente 160 policiais com o objetivo de aprimorar os procedimentos relacionados à lavratura de TCO.

Foram entregues à PMTO 96 pistolas Berettas APX 9MM, 145 pistolas Taurus TS9 9MM, 490 coletes balísticos, 850 coturnos, 2700 munições de elastômero (por emenda parlamentar), 40 viaturas, oito viaturas descaracterizadas doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e dois drones.

TCO

O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) é um procedimento utilizado para registrar infrações de menor potencial ofensivo, tais como lesões corporais leves, ameaças e danos simples. Essa modalidade de registro busca agilizar o atendimento e a resolução dessas ocorrências, evitando a sobrecarga dos demais órgãos do sistema de justiça criminal.

O governador em exercício, Laurez Moreira, ressaltou a importância do evento na busca pela excelência na lavratura do TCO, enfatizando o compromisso do Estado em proporcionar condições adequadas para que a Polícia Militar exerça suas funções com eficiência e segurança, destacando a relevância do treinamento e da capacitação contínua. “A nossa PM é um motivo de orgulho para nós, pois sabemos que a segurança pública é fundamental para a existência do Estado. O governador Wanderlei Barbosa tem procurado fazer aquilo que é dever da gestão e está dando condições de trabalho para que a nossa Polícia Militar possa exercer bem o seu papel. Esse evento representa isso, já que nosso efetivo sairá ainda mais capacitado”, afirmou Laurez Moreira.

O comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa, frisou a relevância do seminário, destacando a lavratura do TCO como uma ferramenta crucial para a atuação da polícia no enfrentamento de ocorrências de menor potencial ofensivo. “Anteriormente, em todo crime de menor potencial ofensivo, nós tínhamos que deslocar o autor, a vítima, as testemunhas e o efetivo policial para uma delegacia, que às vezes nem estava na cidade da ocorrência. Isso dificultava o trabalho, diminuindo o quantitativo de viaturas e policiais, por conta do deslocamento. Agora muitas ocorrências podem ser resolvidas de forma célere e objetiva, sem necessariamente demandar muitos homens e veículos, para cidades distantes, por exemplo”, pontuou o comandante Barbosa.

Um dos momentos marcantes do evento foi a participação especial do coronel Marcello Martinez Hipólito, da Polícia Militar de Santa Catarina, que foi o palestrante convidado, compartilhando sua vasta experiência e conhecimento, abordando técnicas avançadas de lavratura do TCO, boas práticas e atualizações na legislação. “A nossa ideia com esse encontro é trazer a contribuição, não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil. Nós acreditamos que a excelência do trabalho policial, em especial da Polícia Militar, pode colaborar muito para a segurança pública”, destacou o coronel Hipólito.