Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína promove até o dia 30 de junho uma programação especial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que tem o dia mundial e nacional de conscientização em 12 de junho. Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação está á frente da programação, que conta com palestras, participação da cidade em evento do Ministério Público do Trabalho (MPT) e um seminário online, um dos maiores destaques do evento.

“Neste ano, teremos uma série de atividades visando à sensibilização e a publicidade da temática, que, infelizmente, ainda permanece na nossa sociedade. Em meses anteriores, foram realizadas atividades educativas com pais e responsáveis nos CRAS e nos Serviços de Convivência do município. No mês de junho, as nossas ações voltam-se para as crianças e adolescentes, com uma abordagem mais lúdica e dinâmica para facilitar a compreensão”, ressalta a assistente social Lorena Lages, responsável técnica pelas atividades.

Encontro online

Um dos maiores destaques será o Seminário Online de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que ocorrerá no dia 27 de junho, das 9 horas às 11 horas, no link www.youtube.com/@enfrentamentotrabalhoinfantil. O evento terá como perspectiva o mesmo tema da campanha nacional, “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil!”.

“Estamos fazendo ele de forma online para que profissionais da rede de garantia de direitos de outros municípios possam participar”, explica Lorena

O seminário terá como expositores a procuradora do MPT, Luciana Correa da Silva, que trará aspectos gerais relacionados ao trabalho infantil, o papel do Ministério Público e dados de atendimento, além das representantes do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Lilaleia Alves Farias, e Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), Mariana Helena da Silva.

Programação completa

12 de junho

Participação no evento do MPT em Palmas

14 de junho

Palestra Educativa Casa de Acolhimento Ana Carolina – 17h30

19 de junho

Palestras educativas no CRAS 3 – 9 horas e 15h30

20 de junho

Palestra educativa no Setor Jardim das Flores – 14h30

21 de junho

Palestra educativa no CRAS 2 – 15 horas

27 de junho

Seminário Online – das 9 horas às 11 horas

29 de junho

Palestra Educativa no Setor Novo Horizonte – 15 horas

30 de junho

Atividade com o grupo NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) com momento de fala dos jovens – Período da tarde