Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda terminou na semana passada e quem ficou no 1º lote de restituição já até recebeu o dinheiro, mas essa não é a realidade de todo mundo. No Tocantins, a Receita Federal recebeu mais de 220 mil declarações, 20 mil a mais do que o esperado. Mesmo assim, muita gente não está e nem vai entrar na fila de restituição tão cedo porque caiu na temida malha fina.

No ano passado, em todo país, mais de 1 milhão pessoas ficaram na malha fina, que é quando sua declaração é separada para uma análise mais profunda pela Receita Federal por alguma inconsistência nos dados apresentados. Já sabe se esse é o seu caso? O especialista contábil da Pactus Contabilidade, Thyago Andrade, explica o caminho para verificar o status da sua declaração. “Você deve entrar no site do e-CAC e preencher os espaços com os dados solicitados. Ao logar no sistema, o contribuinte poderá acompanhar a situação de sua Declaração e verificar se está tudo em ordem”, orienta.

Caso sua Declaração apresente os status de “Processada” ou “Em fila de restituição”, significa que a sua análise foi encerrada. Nesse segundo, você deve ficar atento aos lotes de restituição divulgados pela Receita. No entanto, se aparecer “Com pendências” ou “Tratamento manual”, significa que foram encontradas divergências nos dados apresentados.

Se você já tem certeza de que entrou nessa fria, calma! O contador também tem dicas de como resolver as pendências com o fisco. “O contribuinte deve procurar encontrar a origem da pendência e corrigi-la por meio de uma declaração retificadora, que pode ser enviada pelo mesmo programa da declaração original”, diz o especialista. Mas ele ainda acrescenta que, por garantia, o ideal é que quem caiu na malha fina, procure ajuda especializada. Afinal, o contribuinte pode ser penalizado com multa ou, em casos de fraudes, por crime tributário. (Precisa AI)