Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Chico Sisto

Com o intuito de ampliar a visibilidade e fomentar a promoção de ações que visam a melhoria da saúde física e mental de pessoas da terceira idade, a Câmara Municipal de Palmas realiza a partir desta terça-feira (13) uma exposição com os trabalhos artesanais confeccionados por idosos do Projeto Viver Melhor. A exposição é realizada no hall de entrada da Casa de Leis, das 8h às 14h, e segue até esta quarta-feira (14).

De acordo com o presidente da Casa, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), o objetivo do evento é apoiar o projeto, que existe há 23 anos e reúne idosos para prática de exercícios físicos,  memorização e realização de trabalhos manuais. “A Câmara de Palmas é a Casa do Povo e nada mais justo do que darmos espaço para que o Projeto Viver Melhor possa expor as peças produzidas por esses idosos da nossa capital”, destacou. 

A exposição conta com itens de decoração como luminárias, aplicações de pedraria em chinelos, trabalhos em tricô e crochê, decoupage em vasos, recicláveis, pratos, dentre outros trabalhos manuais.

A coordenadora do Viver Melhor, Vanessa Gonçalves, a assistente social do PPT, Lilian Cursino, a pesquisadora Railda Matos e a gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 13 (108 Sul), Elicleide Saraiva, acompanham as atividades e explicam que no projeto eram feitas atividades físicas e de socialização e, em agosto de 2022, começaram as aulas de trabalhos manuais. “Essas atividades agregaram muito ao projeto, já que geram renda e ainda ajudam na melhora da auto-estima. É possível ver no rosto delas a felicidade de vender os produtos que elas mesmas fizeram”, explicou Vanessa.

É essa felicidade que destaca Francina da Silva, de 56 anos, que está no Projeto há seis meses. “Amo fazer parte deste grupo e desde que entrei vejo a mudança de hábitos e o quanto meu dia melhorou por conhecer novas pessoas e por desenvolver novas habilidades”, comemorou.

Entenda

O Projeto Viver Melhor é uma ação realizada na USF Deise de Fátima, da Arse 13, com apoio da Igreja Presbiteriana Independente de Palmas, que reúne um grupo de idosos de todas as localidades promovendo, através do artesanato e atividades físicas, a manutenção da saúde física, cognitiva, emocional e interação social, reduzindo a solidão e o isolamento social na melhor idade.