Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alison Bernardino, Fernanda Oliveira, Peterson Sarmento, Ricardo Souza e Wallace Gonçalves são os novos procuradores da Procuradoria Geral do Estado do Tocantins - PGE/TO. A solenidade de posse foi realizada na manhã desta terça-feira, 13, no auditório do Palácio do Araguaia, e foi resultado de um empenho coletivo que contou com o apoio da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins - Aproeto.

Estiveram presentes na cerimônia o governador Wanderlei Barbosa, o procurador-geral Kledson Moura e o presidente da Aproeto, Thiago Ayres, entre outras autoridades representantes de órgãos estaduais. Durante o evento, foram feitos agradecimentos pelo reconhecimento ao trabalho realizado pelos procuradores e pela nomeação dos novos colegas.

Para o presidente da Associação, o procurador Thiago Ayres, a conquista é coletiva. “Hoje é dia de comemoração para os nossos novos colegas, mas também é de comemoração para todos nós, que podemos contar com mais cinco procuradores atuando na defesa do patrimônio público e do erário, comprometidos com a Constituição, com a democracia e, sobretudo, com o interesse público”, recepcionou o presidente.

Alison Bernardino Farias

Natural de Paragominas/PA, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará. É Especialista em Direito Público e Gestão Financeira e possui experiência profissional como Advogado; Auditor de Controle Externo no TCE/PA (2018/2021); e Analista Judiciário do TRF 1ª Região (2021/2023).

Fernanda da Fonseca Oliveira

Natural de Juiz de Fora/MG, é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduada em Direito Constitucional pela Damásio. Foi procuradora do município de Limeira/SP por dois anos e, em sua última experiência profissional, ocupou o cargo de gerente do departamento do Contencioso na Procuradoria Municipal de Juiz de Fora. É formada em inglês pelo CNA.

Peterson Santa Rosa Sarmento

Natural de Três Rios/RJ, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração pela Fundação Federal de Ensino Superior de São João Del Rei (Atual UFSJ). É pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes e possui MBA em Marketing pela FGV/RJ. Já exerceu cargos como Gerente de Recursos Humanos (2002-2005), Gerente Comercial (2006-2010), Técnico Judiciário (2010-2015) e Analista Judiciário (2015-2023).

Ricardo Lima Souza

Natural de Caçu/GO, é graduado em Ciências Biológicas pela UEG e Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). É pós-graduando em Direito Penal pela Escola da Magistratura do Distrito Federal (ESMA-DF). Exerceu os cargos de escrevente judiciário no TJGO; técnico do seguro social no INSS; e nos últimos 10 anos ocupou o cargo de auditor federal de finanças e controle na CGU, com exercício na Corregedoria-Geral da Presidência da República.

Wallace Gonçalves da Silva

Natural de Patos de Minas/MG, é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e possui três pós-graduações, sendo elas: Direito Público pela Universidade Anhanguera (Uniderp), Direito Processual Civil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante e Advocacia Pública pela Unimais. Foi Oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais de 2008 a 2023.

Aproeto

Fundada no dia 17 de Agosto de 1994, a Aproeto é a única entidade representativa da carreira dos Procuradores do Estado do Tocantins, tanto dos que se encontram em atividade, quanto dos aposentados. A Associação existe para fortalecer e atender interesses da classe, buscar melhores condições de trabalho para os associados, além de acompanhar e atuar nas ações em curso em face dos procuradores dentro do exercício de suas funções legais e constitucionais.