Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

O Planalto Central do Brasil é palco de riquezas naturais que chamam a atenção e atraem turistas de todo o mundo. Goiás e Tocantins são dois dos estados que abrigam esses tesouros e, para quem passa pelo Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080), sob administração da Ecovias do Araguaia, as opções são inúmeras.

Para se ter uma ideia, somente em Goiás, houve aumento de 16,1% no número de turistas nos últimos 12 meses, de acordo com dados do Observatório do Turismo no estado. Entre os destinos mais visitados, está o Rio Araguaia, que deve receber, este ano, cerca de 1 milhão de visitantes durante a alta temporada, em julho.

No Estado, as opções incluem: parques naturais, com municípios como Anápolis; trilhas de longo curso, que engloba as históricas Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás e Pirenópolis; cachoeiras, que inclui, por exemplo, Jaraguá; grutas e cavernas, com destaque para Vila Propício e Alto Paraíso; praias doces, rios e lagos, com municípios como Uruaçu e Cocalzinho de Goiás; mirantes e turismo rural, entre outras alternativas.

Para todos esses destinos, as principais rotas passam pelas BRs-153, 414 e 080, que ligam, por exemplo, a capital do estado, Goiânia, e o Distrito Federal aos principais destinos.

No Tocantins, as opções também não faltam e o estado caminha para ser reconhecido como Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religioso e Gastronômico, com fomento para os principais destinos no estado. A iniciativa já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e pela Comissão de Turismo do Senado e deve seguir agora para sanção presidencial.

No Estado, as opções vão desde o já reconhecido Parque Estadual do Jalapão às praias da capital, Palmas, passando por destinos como Porto Nacional, Serras Gerais, Natividade e Almas.

Para chegar a esses destinos, saindo do sul do Tocantins ou centro-norte de Goiás, o percurso também passa pela BR-153.