Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Nelson Santos Jr/PhotoAction

Foto: Nelson Santos Jr/PhotoAction

Na próxima semana as atenções se voltam para a disputa da 9ª edição do Rally Jalapão, serão cinco dias em mais de 1.280 quilômetros de percurso. O Campeonato Brasileiro de Cross Country chegará à cidade de Palmas, no Tocantins, onde acontece a movimentação (montagem de boxes, vistorias, abertura oficial, exposição dos veículos de competição, briefing e largada promocional) na segunda-feira, 19, e terça-feira, 20, e será iniciada a preparação para a largada do prólogo (define a ordem de largada) e das etapas de quarta, quinta, sexta e sábado, de 21 a 24 de junho.

Ricardo Martins, três vezes campeão do Rally Jalapão, garante que está pronto para a conquista do tetra. “Estou desde 2011 correndo o rali cross country e o Rally Jalapão para mim é especial em razão de gostar de andar no tipo de terreno que a prova proporciona e também pelos números de vezes que já venci o evento”, destaca.

“Venho treinando bastante já desde o último rali que participei. O treino tem sido contínuo, pois venho de uma lesão e cirurgia no joelho, mas agora já estou me sentindo bem preparado e bem forte para essa corrida. Devido a quantidade de areia que vamos enfrentar, foi necessário fazer alguns ajustes, por isso mudou um pouquinho o acerto da moto para ter mais segurança no motor. A moto está perfeita e pronta para os desafios do deserto Jalapão”, afirma o piloto Palhoça (SC).

Companheiro de equipe de Ricardo na Yamaha IMS Rally Team, Gabriel Bruning, vencedor entre as Motos em 2022, quer mais um título do Rally Jalapão. “A expectativa é grande, serão dias longos e um dos objetivos completar todas as etapas para repetir o feito da edição do ano passado”, frisou o piloto de São Ludgero (SC).

A equipe Honda Racing, terá Julio Cesar Zavatti, Tiago Luiz Wernersbach, Diego Martin Duplessis e Gabriel Lucas Soares para brigar pelo caneco da nona edição. “Este ano, teremos no primeiro dia um terreno um pouco diferente do que nas edições anteriores, haverá piçarra como o que estamos acostumados no nosso dia a dia aqui no nosso estado. A partir do segundo dia, vamos entrar realmente no Jalapão, onde o clima será muito quente, de pura areia. Mas conseguimos achar lugares por aqui bem parecidos para treinar”, comentou Bissinho.

“Por isso, a expectativa da prova é muito boa, O Jalapão sempre é um grande desafio. É um roteiro gostoso acelerar, mas que exige bastante técnica e preparo físico, e com certeza muita navegação também. Então, é uma edição que irei muito bem preparado e quero fazer um grande rali”, complementou o piloto de Monte Alto (MG).

Os atuais campeões nos UTVs, Cristiano Batista e Robledo Nicoletti, da Transmáquinas Racing, irão defender o título. “A expectativa é boa, bem treinado e equipamento bem preparado para buscar mais uma vitória. Queremos andar firmes e seguros em todo o roteiro. Estamos prontos e empolgados!", afirma o piloto de Pato de Minas (MG).

Entre os Carros, o piloto Marcos Baumgart e o navegador Kleber Cíncea também estão prontos para o desafio. “Mais um ano no Jalapão é bom demais. Já corri de moto, de UTVs e de carro, com boas oportunidades de estar nessas categorias e ter bons resultados. Com o novo carro que venha mais um pódio, mas nem estou pensando muito em resultados, porque será mesmo um laboratório de testes. Gosto muito do Jalapão e espero que nos ensine muito mais do que já pode nos ensinar em toda a vez que estivemos por lá”, diz o paulistano Marcos Baumgart.

Até o momento, são 111 veículos, 18 carros, 30 motos e 63 UTVs. A lista completa com os competidores da 9ª edição do Rally Jalapão você confere no site http://arenarally.com.br/ (aba inscritos).

Campeões das oito edições

No ano passado, foram consagrados como campeões do Rally Jalapão, Marcos Baumgart e Beco Andreotti, nos Carros, sendo que Marcos chancelou o tricampeonato como piloto; Gabriel Bruning nas Motos; e Cristiano Batista/Robledo Nicoletti nos UTVs.

Na edição 2021, garantiram o título nos Marcos Baumgart e Kleber Cincea nos Carros (bicampeões), Bruno Pelizari nas Motos, Fabio Ruediger/Eduardo Bampi nos UTV e Marcelo Medeiros nos Quadriciclos (bicampeão).

No ano de 2020, José Hélio Rodrigues e Weidner Moreira nos Carros, Adrien Metge nas Motos, Bruno Varela e Gustavo Bortolanza nos UTVs, e Pedro Henrique Teixeira levou o título nos Quadriciclos.

Em 2019, os campeões foram: nos Carros, Marcos Baumgart e Kleber Cincea (T1); nas Motos, Tunico Maciel; entre os UTVs, Gabriel Varela / Eduardo Shiga e na categoria Quadriciclo ficou com o maranhense Marcelo Medeiros

Os vencedores da edição 2018, foram: o tricampeão Ricardo Martins (motos), participou de quatro edições, venceu em 2015, 2017 e 2018; os bicampeões Deni Nascimento e Idali Bosse (UTV)nos anos de 2017 e 2018; e o tricampeão Geison Belmont (quadriciclos) garantiu três títulos consecutivos em 2016, 2017 e 2018

No ano de 2017, subiram ao lugar mais alto do pódio: Ricardo Martins (motos), Deni Nascimento e Idali Bosse (UTV), Geison Belmont (quadriciclos) e Luiz Facco / Humberto Ribeiro (carros). Em 2016, estiveram: Gregório Caselani (motos), Henrique Werneck Gutierrez / André Lucas Munhoz (UTV) e Geison Pinheiro Belmon (quadriciclos). Já na primeira edição do Rally Baja Jalapão em 2015 os campeões foram: Ricardo Martins (motos), Rodrigo Varela (UTV) e Jérémy Dubois (quadiciclos).

O Rally Jalapão é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio do C6 Bank, apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de Mateiros, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Capim Dourado Shopping, Divino Fogão e Anube Sport. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Para mais informações e inscrições acesse o site www.arenarally.com.br. Acompanhe a etapa nas redes sociais pelo Instagram @arenarally, @rallyjalapao e facebook Rally Jalapão. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat.