Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para fomentar a cultura e oportunizar mais espectadores, o Roda Canindé, grupo palmense de música instrumental brasileira, irá realizar um evento de chorinho gratuito no Parque dos Povos Indígenas. A apresentação será no sábado, 24, às 17h. Esse projeto se chama: Choro na Rua - Popularizando o Chorinho. A ideia é ocupar as praças, parques, ruas e aparelhos culturais da cidade.

A Roda de Choro Canindé nasceu em fevereiro de 2023, em Palmas - TO, unindo anos de experiências de cada integrante com a vontade de fazer a genuína música brasileira. Nosso objetivo é tornar o Choro popular novamente. As apresentações da Roda Canindé são realizadas assim como se faziam desde o início do chorinho, nos bares e botequins da capital.

O grupo tem como característica tocar o Choro tradicional, mas também fazer versões instrumentais de outros gêneros como, Bossa Nova, Samba, Jazz, Frevo, Forró e etc. Mantendo a linguagem do Chorinho sem perder a tradição, mas flertando com outros ritmos e gêneros musicais. Esse movimento facilita a popularização do “ouvinte de primeira viagem”, que além de ouvir músicas novas, sempre reconhece um clássico e logo começa a cantarolar.

O Choro é considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira. Também conhecido como chorinho, é um gênero musical brasileiro que surgiu no século XIX, no Rio de Janeiro, quando músicos de diferentes origens se reuniam em rodas informais para tocar música em instrumentos de sopro, cordas e percussão.

O Chorinho é uma síntese da música popular brasileira, combinando influências europeias, africanas e indígenas. Melodias virtuosas, improvisações, harmonias complexas e ritmos sincopados. Tradicionalmente, era executado por pequenos conjuntos formados por instrumentos como flauta, bandolim, cavaquinho, violão de sete cordas e pandeiro.

Este gênero musical teve um papel importante na formação da identidade musical brasileira e influenciou diversos gêneros subsequentes, como a Bossa Nova e o Samba. Em evolução constante, o Chorinho é, até hoje, apreciado e praticado por músicos e amantes da música em todo o Brasil.

As Rodas de Choro, encontros informais onde os músicos se reuniam para tocar, eram e ainda são fundamentais para a disseminação e preservação desse estilo musical. Com o intuito de praticar e popularizar o Choro no Tocantins, os amigos: Lucas de Jesus (Clarinete), Kayo Bruno (Trombone), Iogo Landinho (Guitarra), Hugo Samambaia (Bandolim), Leonardo Lima (Pandeiro) e Ruiter Castro (Cajón), decidiram se unir e formaram a “Roda Canindé”.