Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz de Castro

Foto: Luiz de Castro

Durante a plenária estadual do PPA Participativo 2024-2027, que ocorreu nesta sexta-feira, 16, em Palmas, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins foi contemplada com oito veículos que vão reforçar as ações de segurança no Estado. A entrega foi feita pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, ao governador Wanderlei Barbosa e ao secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, e demais representantes do Estado, entre gestores e parlamentares.

O ministro Flávio Dino destacou que este é um momento de proximidade com o povo tocantinense e de apoio à Segurança Pública do Estado. 

“Me falaram da necessidade de apoiar a segurança no Tocantins, me convidaram para participar desse evento e nós trouxemos um presente, que são 22 viaturas (oito destas para a SSP/TO), além de armamentos e equipamentos que serão adequadamente distribuídos pelas áreas de segurança do Estado”, afirmou o ministro.

Flávio Dino ainda aproveitou a ocasião para informar que outros benefícios devem chegar ao Tocantins. “O Estado já tem em execução projetos do Fundo Nacional de Segurança Pública na ordem de R$ 90 milhões e esse ano ainda venho aqui com muitas entregas, inclusive o tão sonhando helicóptero”, adiantou aos presentes.

O secretário Wlademir Mota reforçou a importância da parceria com o Governo Federal. “Esses veículos chegam em boa hora e serão somados a nossa frota para fortalecer as ações de investigação da Polícia Civil e as operações que foram intensificadas. É um importante ganho para toda a sociedade tocantinense e a demonstração de uma parceria efetiva com o Governo Federal com vistas a beneficiar a toda a população”, disse o secretário.

Sobre a segurança pública, especialmente na Capital, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o Governo tem adotado todas as medidas para manter a tranquilidade e diminuir os índices de criminalidade.

“Estamos fazendo o enfrentamento a esta situação, nossos homens estão na rua, já tivemos com o ministro Flávio Dino pedindo equipamentos, pedindo apoio, estamos trabalhando com tecnologia de Israel, de ponta, e vamos continuar fazendo o que tiver ao nosso alcance para fortalecer a segurança do Estado e acabar com essa onda de homicídios que tem ocorrido em nossa Capital’, disse o governador.

Os veículos entregues nesta sexta são oriundos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Esse programa destina-se à prevenção, controle e repressão da criminalidade, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais por meio da integração entre União, estados e municípios.

Plenárias

A plenária que ocorre nesta sexta em Palmas é uma das etapas do PPA Participativo em que a sociedade pode colaborar nas decisões de aplicação dos recursos públicos para os próximos quatro anos.

Também estavam presentes ao evento a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, além de entidades, organizações e movimentos da sociedade civil organizada.