Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

Em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 20, na Câmara Municipal de Palmas (CMP), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados preliminares do Censo Demográfico de 2022, referentes ao Estado do Tocantins e à cidade de Palmas. Conforme as informações apresentadas, pelos dados coletados na Capital, houve um crescimento no número de domicílios e de habitantes em 2022.

O presidente da Câmara de Palmas, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), presidiu os trabalhos e destacou a importância da divulgação das informações coletadas pelo IBGE. “Essa audiência de apresentação dos dados preliminares do Censo de 2022 é muito importante porque já lança uma luz sobre as informações que necessitamos para a construção de políticas públicas voltadas para os palmenses. E com a posterior divulgação dos resultados da coleta feita pelos recenseadores do IBGE, teremos um material robusto que, com certeza, nos proporcionará os mecanismos necessários para, de fato, atender aos anseios da nossa população. Tenho certeza de que a Prefeitura de Palmas fará uma análise criteriosa e muito proveitosa desses dados”, enfatizou Folha.

De acordo com o coordenador técnico do Censo, Nereu Ribeiro Soares Junior, a apresentação e divulgação dos dados coletados no censo demográfico obedecem ao princípio da transparência, que orienta os trabalhos do IBGE, por isso, essa audiência é uma oportunidade de apresentar os resultados do trabalho de campo que percorreu todo o território nacional entre os meses de agosto do ano passado e março de 2023. Além disso, Nereu Soares ressalta que em comparação com os dados divulgados nos censos anteriores, Palmas já apresenta crescimento, no entanto, somente com o resultado final da coleta de informações feita pelos recenseadores nos domicílios é que será possível definir o quanto de aumento real ocorreu em Palmas e no Tocantins.

Na ocasião, o superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo da Silva Amaral de Jesus, citou os números que foram levantados. “Foram recenseados 654.825 domicílios no Tocantins, dos quais 129.516 em Palmas. A população contabilizada no Estado foi de 1.470.117 habitantes, enquanto em Palmas foi de 293.614 habitantes. Vale lembrar que esses números são preliminares, pois somente foram contabilizadas as pessoas efetivamente encontradas nos domicílios”, explicou.

Segundo o superintendente, a partir do dia 28 deste mês, com a divulgação dos resultados finais do censo, serão acrescentadas por meio da metodologia de tratamento estatístico as pessoas que não foram recenseadas ou que não quiseram responder os questionários e, por isso, logo o número de habitantes tende a aumentar.

Os dados pormenorizados do Censo Demográfico de 2022 oferecerão informações detalhadas sobre a população e domicílios do país, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por unidade habitacional, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população e dos domicílios.

Além dos vereadores, também estiveram presentes na audiência pública a secretária executiva municipal de desenvolvimento social Fernanda Halum Pitaluga, o superintendente de planejamento e orçamento da secretaria de planejamento José Augusto Santos e representando a polícia militar o comandante-geral coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.