Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ouvir a comunidade escolar do Tocantins sobre a reestruturação do Ensino Médio e fortalecer o diálogo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia a divulgação e entrega de materiais de apoio para incentivar a participação ativa das escolas na Consulta Pública on-line para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio.

A Consulta vai ocorrer de forma on-line e poderá ser realizada até o dia 6 de julho, por meio de formulário, buscando ouvir três segmentos: professores, gestores e estudantes, com o intuito de colher, entender e mensurar as expectativas dos tocantinenses em relação à reestruturação do Ensino Médio.

Sobre a reestruturação do Ensino Médio, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, defende que o debate de aprimoramento e ajustes deve ser coletivo. “O debate é nacional e a construção é coletiva. A Consulta Pública é uma das ferramentas que chama a todos os envolvidos para participarem do processo. É o momento de a comunidade escolar do Tocantins expressar seus anseios sobre este modelo educacional, identificando os principais desafios a serem enfrentados e os benefícios a serem atingidos”, pontuou o secretário, que ainda reforça. “O engajamento de todos é muito importante e irá refletir nas próximas diretrizes do MEC, dentro de um modelo de ensino médio que se aproxime melhor da necessidade da comunidade escolar”.

Na Consulta Pública, serão abordados temas como currículo, projeto de vida, disciplinas eletivas, formação técnica e profissional, carga horária, Ensino Médio em tempo integral e preparação dos professores.

Para a superintendente de Educação Básica, Celestina Souza, a ferramenta é acessível e pode ter uma ampla adesão. “A pesquisa pelo WhatsApp vai facilitar a participação de todos. Atualmente, 99% dos smartphones possuem WhatsApp, aplicativo que é utilizado pelo público-alvo da Consulta Pública, o que vai facilitar o alcance e a adesão dos professores, gestores e estudantes”, destacou.

Conforme a diretora de Comunicação da Seduc, Daniella Flores, a campanha nacional de apoio à Consulta Pública está sendo divulgada nos canais institucionais da Seduc, e os materiais de comunicação estão sendo encaminhados para as escolas da rede estadual de ensino. “Contamos com a colaboração da comunidade escolar e de parceiros como Conselhos e Associações, para que a comunicação seja efetiva e o alcance seja um sucesso”, enfatizou.

Como participar

A consulta será realizada por meio do aplicativo Pesquizap, um chatbot de Whatsapp que vai coletar e mensurar os resultados da pesquisa.

Os participantes poderão responder às questões da Consulta por meio do celular, computador, um código QR ou um link disponibilizado pelas escolas. Basta entrar em contato no número (11) 97715-4092 para responder pelo celular.

O Ministério da Educação, por meio de nota, esclarece que “por intermédio dessa iniciativa, espera obter insights valiosos que contribuam para a construção de uma política educacional mais adequada às necessidades e expectativas da comunidade escolar”.

Envolvimento nacional

Na segunda-feira e nesta terça-feira, 19 e 20, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, juntamente com a diretora de Educação Básica, Márcia Cristina Mota Brasileiro, e a gerente de Ensino Médio, Eliziane de Paula Silveira, participam de um encontro que discute a Agenda de Aprendizagens, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), por meio dos Fóruns de Ensino Médio e Avaliação, em Brasília. O objetivo é definir a proposta do Conselho para a readequação do Novo Ensino Médio.